Alckmin dá a largada para a Virada Cultural Paulista 2014

Governo de São Paulo confirma a participação de 28 cidades no evento. Line up inclui a banda inglesa Asian Dub Foundation, o americano John Pizzarelli e a alemã Tusq, além de grandes nomes da música nacional

qui, 13/02/2014 - 17h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 13, o calendário da Virada Cultural Paulista de 2014, que neste ano terá a participação de 28 cidades. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de prefeitos e secretários municipais de Cultura. Pela primeira vez, o evento será realizado em dois fins de semana, nos dias 24 e 25 de maio e depois em 31 de maio e 1º de junho. Foram divulgados nomes de artistas já confirmados para a oitava edição do evento.

“Hoje nós assinamos a Virada Cultural Paulista. São R$ 7,2 milhões para apresentações culturais no interior de São Paulo, descentralizando, levando a cultura aos nossos municípios, em parceria com o SESC e com as prefeituras. São 28 municípios de várias regiões e em dose dupla, pois teremos dois finais de semana de evento”, afirmou o governador.

No fim de semana de 24 e 25 de maio, receberão a Virada Cultural Paulista as cidades de Americana, Araraquara, Barretos, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Já no fim de semana seguinte, em 31 de maio e 1º de junho, a festa acontece em Araçatuba, Assis, Bauru, Campinas, Diadema, Ilha Solteira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara do Oeste, Santos, São Carlos e São José dos Campos.

Alternativas

Com a divisão do evento em dois fins de semana, a população paulista ganha a oportunidade de acompanhar a Virada em cidades diferentes, escolhendo a programação que mais lhe agrada. Outra vantagem é que a Secretaria de Estado da Cultura poderá escalar os artistas mais consagrados e requisitados pelo público para fazer até quatro shows em locais diferentes.

É o caso da banda Titãs, por exemplo, que se apresentará em Botucatu, Indaiatuba, Mogi Mirim e São Carlos. A Virada conseguirá reunir dois ex-titãs – Nando Reis e participação especial de Arnaldo Antunes – para um show que acontecerá em Diadema. O rock nacional terá também as participações de Lobão (com o show Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal), Arnaldo Antunes (solo), Ultraje a Rigor, Ira! e Raimundos. Da influência hip hop, vem Gabriel O Pensador, enquanto o manguebeat pernambucano será representado pela Nação Zumbi. Já Otto realizará dois shows diferentes, um com repertório do seu disco mais recente, The Moon 1111, e outro do projeto Otto canta Martinho, com repertório de Martinho da Vila.

“A virada vem dividida em dois fins de semana por uma estratégia a qual chegamos a partir de um processo de avaliação das viradas anteriores. Esta oitava edição responde a vários objetivos. Permitir uma maior flexibilidade, oferecer uma alternativa de data aos municípios, para que não haja coincidência com outros eventos locais das cidades. E também para que a população paulista possa aproveitar dois finais de semana de atrações”, disse o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo.

O rol de artistas já confirmados inclui ainda nomes consagrados da MPB, como Gal Costa, com o consagrado show Recanto, Geraldo Azevedo, Almir Sater, Guilherme Arantes, João Bosco e Baby do Brasil, além de Wanderléa representando a Jovem Guarda. O ídolo Tim Maia será homenageado em tributo que reúne a Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima.

Da nova geração da música brasileira, a Virada confirma a participação de Emicida, Criolo, Tulipa Ruiz, Céu, B Negão e os Seletores de Frequência, Farofa Carioca e Pollo.

Também estão garantidas atrações internacionais no evento. O jazzista americano John Pizzarelli, que já gravou dois discos dedicados à música brasileira, se apresentará em Americana. Da Inglaterra, a banda Asian Dub Foundation promete agitar o público de Araçatuba, Indaiatuba e Campinas com sua mistura eletrônica de rapcore, dub, dance e raggae. Já a banda alemã Tusq, cujas influências mesclam folk, rock e indie, se apresenta em Botucatu, Jundiaí, Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste.

Vanguarda

Uma das tradições da Virada Cultural Paulista é incluir na programação artistas de vanguarda junto a outros mais consagrados, nomes jovens da cena emergente a estilos tradicionais, como o samba. Para compor essa cena de diversidade musical, já estão previstos para o evento as bandas Metá Metá, Holger, Tokyo Savannah, A Banda Mais Bonita da Cidade, Sandália de Prata, Os Opalas, O Terno, Isca de Polícia, Bicho de Pé, Banda Paralela, Porcas Borboletas, Vivendo do Ócio, Leões de Israel, Copacabana Club, Aliados, Selvagens à Procura da Lei, Azymuth e Hyldon.

A banda Vanguart fará um show especial em homenagem a Raul Seixas. Também estão confirmados nomes da nova MPB, como Thiago Pethit, Tiê, Luiza Possi, Graça Cunha, Fabiana Cozza, Daúde, Ana Cañas e Bruna Caram. Marquinhos Dikuã e Tobias da Vai Vai se apresentarão juntos.

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e das Prefeituras das 28 cidades. O Estado é responsável pela contratação de artistas e grupos, além da coordenação geral do evento, enquanto os municípios investem na infraestrutura de som, palco e segurança para garantir a festa. Além disso, a virada tem também a parceria do SESC-SP, que faz uma programação especial nas unidades localizadas nos municípios participantes.

O Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos são apoiadores da Virada Cultural Paulista 2014: em iniciativa inédita, eles vão desenvolver um aplicativo para celulares com toda a programação do evento, cidade a cidade. A execução da Virada Cultural Paulista é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social parceira da Secretaria de Estado da Cultura.

Artistas e cidades

Estes são os nomes já confirmados para a Virada. A grade de programação completa é bastante extensa e incluirá também espetáculos de dança, teatro adulto e infantil, circo e outras linguagens artísticas. A divulgação de outros artistas e grupos confirmados será feita em breve pela Secretaria de Estado da Cultura.

1º FIM DE SEMANA: 24 e 25 de Maio

Americana – Criolo e J. Pizzarelli (EUA)
Araraquara – Otto (The Moon 1111) e Gal Costa
Barretos – Lobão e Emicida
Botucatu – Titãs e Geraldo Azevedo
Caraguatatuba – Gabriel o Pensador e Wanderléa
Franca – Almir Sater e Lobão
Indaiatuba – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs
Jundiaí – Emicida e Ultraje a Rigor
Marília – Geraldo Azevedo e Raimundos
Mogi das Cruzes – Guilherme Arantes
Piracicaba – Guilherme Arantes e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes
São José do Rio Preto – Gal Costa e Otto (The Moon 1111)
Sorocaba – Arnaldo Antunes e Criolo

2ª FIM DE SEMANA: 31 de Maio e 1º de Junho

Araçatuba – Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra)
Assis – Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz
Bauru – IRA! e Almir Sater
Campinas – Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil
Diadema – Gabriel O Pensador e Nando Reis com Arnaldo Antunes
Ilha Solteira – (em confirmação)
Mogi Mirim – Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência
Mogi Guaçu – João Bosco e Céu
Presidente Prudente – Farofa Carioca e Raimundos
Registro – Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila)
Santa Bárbara D’Oeste – Almir Sater e IRA!
Santos – Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima)
São Carlos – Baby do Brasil e Titãs
São José dos Campos – Otto (Otto canta Martinho da Vila) e Pollo

Ouça declaração do governador Geraldo Alckmin

Ouça declaração do secretário da Cultura, Marcelo Araujo

Da Secretaria da Cultura