Alckmin convoca consulta pública para Linha 18 do Metrô

Linha será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, na zona leste de São Paulo, e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, no ABC

qui, 04/07/2013 - 14h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento da consulta pública para o edital da Concessão Patrocinada (PPP) para a Prestação dos Serviços Públicos de Transporte de Passageiros da Linha 18, que será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, na zona leste de São Paulo, e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, no ABC. O valor total previsto para implantação da linha é R$ 3,5 bilhões e as obras devem começar em 2014.

Veja mapa da Linha 18 do Metrô

“Trata-se de um fato histórico. O Metrô está saindo da cidade de São Paulo com destino ao ABC, ligando São Caetano, São André, São Bernardo e posteriormente Diadema. Com capacidade para 315 mil passageiros/dia, essa será uma linha integradora”, ressaltou Alckmin.

O aviso será publicado nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial do Estado e em jornais de grande circulação no Brasil e no exterior. A Parceria Público-Privada (PPP) para essa linha prevê a implantação das obras civis e sistemas, aquisição dos trens, operação, conservação e manutenção.

O edital, contrato e demais anexos da consulta pública serão disponibilizados gratuitamente na Internet, no site www.stm.sp.gov.br, no link PPP Linha 18, pelo período de 30 dias, a partir de 5 de julho, para recebimento de sugestões de interessados. A consulta pública visa abrir para a população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Dessa forma, os cidadãos e empresas podem se manifestar sobre a minuta de edital. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar ou não as sugestões propostas.

A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos é de que o edital para a concessão da Linha 18 seja publicado em setembro e que o contrato seja assinado em dezembro de 2013.

Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão operacional (de um total de 15,7 km), atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.

Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de cerca de 315 mil passageiros, permitindo uma ligação mais rápida entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.

Além de a obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que a do metrô convencional. O sistema de monotrilho apresenta ainda menor impacto à paisagem urbana e de ruído.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos 
(11) 3291-2212