Alckmin celebra os 30 anos de criação da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher

No país, São Paulo foi pioneiro na criação de DDMs; a primeira unidade policial especializada foi instalada em agosto de 1985, na capital

qui, 06/08/2015 - 20h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participaram nesta quinta-feira, 6, da solenidade em comemoração dos 30 anos da criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Brasil, inaugurada na região central da capital paulista.

“Hoje comemoramos o pioneirismo de São Paulo, a vanguarda na defesa dos direitos da mulher, de se fazer justiça e de ter o trabalho especializado nesta área. E, hoje, também estamos inaugurando a DDM de Suzano e assinando convênio com a Defensoria Pública do Estado para que passem a receber assistência jurídica imediata”, disse Alckmin, que destacou ainda que há 15 dias sancionou a lei proposta pelo Ministério Público do Estado, criando a Promotoria especializada em crimes de violência domestica e de gênero.

O Estado foi pioneiro na criação dessas delegacias especializadas. A primeira delas foi planejada pelo então secretário da Segurança Pública e atual vice-presidente do Brasil, Michel Temer, e instalada em agosto de 1985, quando André Franco Montoro (1916-1999) era governador. Hoje, Temer foi homenageado.

Atualmente, existem 131 Delegacias de Defesa da Mulher em funcionamento no Estado – são nove na capital, 16 na Grande São Paulo e 107 no interior. As DDMs são responsáveis por ocorrências envolvendo violência física, moral e sexual contra mulheres e, desde 1996, também passaram a atender crianças e adolescentes de ambos os sexos. As unidades fortalecem as investigações e ampliam o canal para receber denúncias de violência contra a mulher, como lesão corporal e estupro.

Na ocasião, Alckmin lembrou que São Paulo atingiu uma meta histórica no combate a homicídios. “Nós temos hoje o menor número de toda a série histórica de homicídios. São 9,38 por 100 mil habitantes. É o menor do país”, comentou.

Produtividade das DDMs

Somente neste primeiro semestre, as Delegacias de Defesa da Mulher realizaram 80.331 atendimentos no Estado. Foram 8.098 atendimentos nas delegacias da capital, 10.672 na Grande SP e 61.561 no interior.

Além disso, as DDMs do Estado efetuaram 2.545 prisões entre janeiro e junho deste ano. Foram 193 prisões feitas pelas delegacias da capital, 251 da Grande São Paulo e 2.101 no interior.

Secretaria da Segurança Pública
Assessoria de Imprensa
(11) 3291-6685