Alckmin autoriza obras complementares no trecho Conselheiro Nébias – Porto do VLT

Governador também visitou a Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente, que terá obras de engenharia concluídas na 2º quinzena de abril

sáb, 29/03/2014 - 14h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou neste sábado, 29, obras complementares do VLT no trecho entre a Estação de Transferência Conselheiro Nébias e o Terminal Porto. O Veículo Leve Sobre Trilhos da Baixada Santista, empreendimento do Governo do Estado, é gerenciado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU/SP, e beneficiará 70 mil usuários/dia no trecho Barreiros – Porto.

“O VLT é elétrico, limpo, silencioso, um transporte de grande capacidade. É qualidade no transporte coletivo”, destacou o governador no final da manhã de hoje em Santos. “Ele vai ter um papel importantíssimo na revitalização do centro de Santos”, completou Alckmin.

As obras complementares do trecho de 1,5 km entre a Estação de Transferência Conselheiro Nébias e o Terminal Porto, incluindo o Pátio, terão o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado no início de abril. As obras incluem: edificações complementares no pátio de estacionamento e manobras do VLT, oficinas e equipamentos de manutenção, via permanente para estacionamento e manobra dos VLTs. O valor previsto é de R$ 118,7 milhões
A previsão de início das obras é julho de 2014 e a conclusão está prevista para o 1º trimestre de 2015. A operação dos primeiros veículos, da avenida Conselheiro Nébias até a Estação Porto, será viabilizada em via única até que seja concluído o trecho complementar, quando terá início a operação comercial do VLT. As obras dessa via única já estão em execução.

Estação Nossa Senhora das Graças

Ainda na Baixada Santista, Alckmin visitou as obras da Estação Nossa Senhora das Graças, em São Vicente, que faz parte do trecho Barreiros – Porto do VLT e será a primeira a ter concluídas as obras de engenharia e arquitetura, na segunda quinzena de abril. O empreendimento do Governo do Estado, que beneficiará 70 mil usuários/dia neste primeiro trecho, é gerenciado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos por meio da EMTU/SP.

Com área de 250 m2, a Estação está localizada na esquina da avenida Marechal Deodoro e rua Nossa Senhora das Graças (região central de São Vicente), entre as futuras estações Antônio Emmerich e José Monteiro. É a quinta a partir da Estação Barreiros, em direção a Santos. Assim como as demais paradas, foi construída com estrutura metálica e plataforma no mesmo nível do VLT.

O trecho Barreiros – Porto do VLT está com 59% das obras finalizadas. São 1.300 trabalhadores atuando em 12 frentes de obras em São Vicente e seis em Santos. No trecho, com extensão de 11 km, estão em construção, em Santos, um Terminal de Integração, uma Estação de Transferência, cinco estações de embarque e pátio de manobra/desembarque. O trecho de São Vicente será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência em São Vicente e seis estações de embarque/desembarque.

O primeiro VLT chegará ao porto de Santos em maio próximo e iniciará testes em julho. O período experimental se estenderá até o primeiro trimestre de 2015, quando começará a operação comercial. A entrega dos 22 veículos será concluída em maio de 2015.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
(11) 3113-4798 e 3113-4799