Alckmin autoriza início das obras da Linha-13 e ampliação da Linha-9 até Varginha

Ainda no evento, foram entregues os últimos seis trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens adquiridos por meio de PPP

seg, 23/09/2013 - 17h06 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta segunda-feira, 23, o início das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará a capital ao aeroporto internacional de Guarulhos, e da extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, extremo sul da capital, ambas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O investimento nos dois empreendimentos é da ordem de R$ 2,8 bilhões.

Linha 13-Jade

Com 12 km de extensão, a Linha 13-Jade sairá da estação Eng. Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção à cidade de Guarulhos, com duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da construção de uma nova estação Eng. Goulart, que será ponto de transferência entre as linhas 12 e 13.

“Com a Linha 13-Jade, nós completaremos 12 linhas, cinco de metrô e sete de CPTM”, afirmou Alckmin. “As pessoas vão poder ir até o Aeroporto de Guarulhos de trem”, ressaltou.

As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão, o que significou desconto de 27% em relação ao orçamento previsto, de cerca de R$ 1,5 bilhão. Os consórcios que executarão o serviço são HFTS Jade e CST Linha 13-Jade.

Já o investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões. O valor engloba, além das obras civis, os serviços de supervisão, sistemas de energia e material rodante (trens). Esse projeto conta com financiamento internacional no valor de 550 milhões de euros, obtido junto à Agência de Desenvolvimento Francesa – AFD.

Todas as novas estações terão acessibilidade (elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos passageiros. Na nova estação Engenheiro Goulart, haverá uma passarela de transposição à via férrea, em área não-paga, aberta 24 horas e iluminada.

A Linha-13 entrará em operação em 2015 e serão beneficiados, inicialmente, 120 mil usuários por dia. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3.

Extensão Linha 9-Esmeralda

A extensão da Linha 9-Esmeralda, que hoje é de Osasco até Grajaú, levará o trem até Varginha, extremo sul da capital. Com 4,5 km, contará com duas novas estações: Mendes e Varginha.

Com a concorrência, a obra foi contratada por R$ 274 milhões, obtendo uma redução em torno de 25% no valor inicialmente previsto (estimado em R$ 368 milhões). Os consórcios vencedores, que implantarão a extensão foram o THS Esmeralda e TSC Linha 9-Esmeralda.

O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões, o que inclui – além das obras civis – os sistemas de sinalização, material rodante,projetos, desapropriações, entre outros. As estações terão todos os itens de acessibilidade, como rota podotátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes e bicicletários para maior comodidade dos usuários.

O transporte sobre trilhos até Varginha irá reduzir o tempo de viagem até o centro da capital para os moradores dos bairros Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão é que 110 mil usuários por dia circulem nas novas estações.

A Linha 9-Esmeralda conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

Novos trens série 8000

Ainda no evento, foi entregue também os últimos seis trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens adquiridos por meio de PPP – Parceria Público Privada.

“Entregamos seis trens novos, modernos e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Eles têm ainda vagão contínuo, onde as pessoas podem andar pelos oito carros com o trem em movimento. Essa característica dá mais conforto e segurança, além de distribuir melhor os usuários”, concluiu Alckmin.

Esses trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 96 novas composições em operação. Os 36 trens da Linha-8 foram fabricados pela CAF, na unidade em Hortolândia/SP.

Características dos novos trens

As novas composições têm 170 metros de comprimento, estão equipados com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa, ar condicionado e design interno diferenciado, com salões contínuos de passageiros (passagem livre entre os carros).

Além disso, são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio). Há também espaço reservado para cadeirantes.

Renovação e ampliação da frota

Neste ano, a CPTM encomendou mais 65 novas composições para ser incorporada à frota, visando atender o aumento da demanda e a futura configuração das linhas, que estão em expansão e em processo de modernização, sendo preparadas para operar com intervalos de até três minutos nos horários de pico. As unidades poderão circular nas seis linhas, pois contarão com todos os equipamentos de sinalização de bordo, como CBTC, ATC e ATO.

Serão fabricados pelo consórcio Iesa/Hyundai Roten e CAF Brasil, vencedores da licitação internacional realizada em dois lotes. O consórcio Iesa/Hyundai Roten fabricará 30 trens, com a proposta vencedora de R$ 788.199.216,09. A proposta apresentada pela CAF do Brasil, de R$ 1.011.478.243,33, foi a vencedora do segundo lote, para fabricação de 35 trens.

A primeira unidade deverá ser entregue em 18 meses, a partir da publicação da Ordem de Serviço. Em 36 meses, todos os 65 trens deverão ser entregues.