Alckmin assina transferência de área para instalação do Parque Tecnológico de Guarulhos

Serão transferidos 267 mil m² de áreas do Estado para a viabilização do futuro centro de tecnologia

qui, 20/02/2014 - 18h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 20, a transferência de 267 mil m² de áreas do Estado para o município de Guarulhos, que viabilizarão a instalação do Parque Tecnológico de Guarulhos.

A assinatura realizada hoje, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do prefeito Sebastião Almeida, transfere ao município a propriedade de uma área de 125 mil m² no Jardim Santa Helena e a cessão não onerosa de outro terreno de 142 mil m², que pertence à DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, companhia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes.

“O Parque Tecnológico é interessante porque reúne, no mesmo local, institutos de pesquisa, laboratórios, empresas privadas, pesquisadores, universidades, além de disponibilizar uma boa logística para atrair empresas de base tecnológica para o município”, disse o governador. No caso de Guarulhos, segundo Alckmin, cerca de 30 empresas da incubadora serão transferidas para o Parque Tecnológico.

A iniciativa do Estado em ceder a área ao município é uma forma de incentivar a construção de centros de conhecimentos e de fomento à ciência e tecnologia. Um decreto editado por Alckmin em 2006 instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que possibilitou a criação de cinco parques com credenciamento definitivo, 14 provisórios e nove iniciativas em fase de pré-credenciamento.

A transferência do terreno de 125 mil m² e a cessão de área pertencente à DERSA no município, com 142 mil m², permitiu que o novo parque nascesse com 267 mil m², superando o limite mínimo de 200 mil m².

DERSA / Secretaria Estadual de Logística e Transportes
(11) 3702-8111 a 8116