Alckmin assina protocolo para implantação da Redesim na capital

Estado de São Paulo já conta com o Módulo Estadual do Via Rápida Empresa nos 645 municípios

seg, 09/06/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Nelson Baeta Neves, participaram nesta segunda-feira, 9, no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura de protocolo de intenções entre a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo para a implantação e operação do processo unificado de abertura e legalização de empresas na capital paulista. A cerimônia contou com a presença do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos e outras autoridades.

O objetivo do documento é conjugar esforços, articular, integrar, formular e implementar ações para garantir a implantação evolutiva das etapas necessárias à integração completa do município de São Paulo às diretrizes e aos processos de unificação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Todos os órgãos envolvidos formularão um plano de trabalho conjunto. Entre as atribuições da SDECTI está a disponibilização de apoio técnico e logístico.

Durante o encontro, o governador Geraldo Alckmin relatou os avanços do Estado de São Paulo no processo de desburocratização no ambiente de negócios. “Criamos o Via Rápida Empresa, que torna mais fácil a legalização, o tempo de abertura de empresas e a redução dos custos. O Módulo Estadual de Licenciamento do programa já está disponibilizado virtualmente aos 645 municípios paulistas, com a integração do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)”, explicou Alckmin.

De acordo com o secretário Baeta, é muito importante que o município de São Paulo esteja integrado ao Módulo Estadual Paulista e à Redesim. “A capital concentra um grande número de registros de empresas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a agilidade no processo de abertura e legalização contribuirá para alavancar a posição do país no Doing Business”, completou.

O Programa Via Rápida Empresa prevê ainda a expansão do licenciamento integrado do Estado de São Paulo e municípios. Segundo o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Ernesto Senise, 47 cidades paulistas já estão intregradas ao Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa. “Tivemos um aumento de 105% de adesões em 11 meses. Até dezembro de 2014 deverão ser mais de 100 municípios”, ressaltou.

Entre as ações para a desburocratização de empresas no Estado de São Paulo está a virtualização total da Jucesp. Ela permitirá ao cidadão que todo o processo de registro empresarial seja realizado integralmente pela internet.

Sobre a Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
(11) 3218-5677