Alckmin assina convênios para tratamento de esgoto em Serrana e Guatapará

Estações terão capacidade para tratar 100% do esgoto doméstico

seg, 12/08/2013 - 20h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 12 de agosto, convênios do programa Água Limpa com as prefeituras de Serrana e Guatapará, na região de Ribeirão Preto. Participaram dos eventos o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e os prefeitos João Antonio Barboza (Tonhão Candoca), de Serrana e Samir Redondo Souto, de Guatapará.

O Governo do Estado vai investir R$ 22,1 milhões em Serrana e R$ 6,8 milhões em Guatapará, nas obras que serão realizadas pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

“Com o programa Água Limpa, nós apoiamos as prefeituras – não é empréstimo, é dinheiro a fundo perdido – para tratamento de esgoto, para despoluir os rios”, explicou o governador. “Guatapará vai tirar 10 toneladas de carga orgânica por mês do rio Mogi Guaçu e Serrana, 70 toneladas de carga orgânica por mês do rio Pardo”, destacou Alckmin.

Em Serrana, as obras incluem a construção da estação de tratamento de esgoto por reatores anaeróbios, filtros biológicos e decantadores secundários; estação elevatória de esgoto; quatro emissários de esgoto bruto, com 8 mil metros de extensão; 2 mil metros de linha de recalque; e 300 metros de emissário de esgoto tratado. O sistema terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 48 mil moradores (população prevista para 2030).

A ETE de Serrana vai retirar aproximadamente 70 toneladas por mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no rio Pardo, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Grande. A ETE terá importância igual no papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

A ETE de Guatapará terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 6,4 mil moradores (população prevista para 2030). As obras incluem a construção da estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, estação elevatória, 3.100 metros de linha de recalque e 2.150 metros de emissário de esgoto tratado. Este processo de tratamento apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.

Com o novo sistema, o rio Mogi Guaçu deixará de receber aproximadamente 10 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado in natura em suas águas, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Pardo, de imediato.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335