Alckmin assina convênio para reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Convênio vai garantir celeridade aos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro

qui, 21/01/2016 - 18h22 | Do Portal do Governo

Trinta dias depois do incêndio, o governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta quinta-feira, 21, Nelson Savioli e Luiz Henrique Cordeiro, da Fundação Roberto Marinho e Luiz Bloch, da organização social ID Brasil, para assinatura de um convênio, por meio da Secretaria da Cultura, visando ao restauro da Estação da Luz e reconstrução do Museu da Língua Portuguesa. A Fundação Roberto Marinho foi a responsável pela implantação original do Museu da Língua, em 2006, também mediante convênio com o Estado de São Paulo.

“Nós assinamos, hoje, um convênio com a Fundação Roberto Marinho que vai nos ajudar a liderar esse trabalho de reconstrução do Museu. Quero destacar que, em tempo recorde, 30 dias, nós estamos com 90% da área liberada e, agora, com esse convênio, conseguiremos realizar o trabalho o mais rápido possível”, esclareceu o governador Alckmin, após o encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes.

O atual acordo estabelece que a Fundação Roberto Marinho será a responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com revisões museográficas, com colaboração da Secretaria da Cultura do Estado e da ID Brasil, responsável pelo gerenciamento do Museu. A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um datacenter e será aprimorada.

O convênio vai garantir celeridade aos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro, que serão alavancadas com a indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. A seguradora já vistoriou o local e está analisando o valor final do prêmio. Além disso, a Secretaria também articulará outros parceiros e patrocinadores que já demonstraram interesse em apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

O trabalho, no entanto, já começou. Menos de 48 horas após o incêndio tiveram início serviços emergenciais com foco, inicialmente, na liberação das quatro plataformas da Estação da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as paredes do terceiro pavimento foram escoradas para garantir a estabilidade necessária à passagem dos trens e à segurança dos passageiros na área de embarque.

Mesmo com a liberação das plataformas, as obras não pararam: desde então, está sendo feita a retirada de entulho e limpeza das lajes, o que já possibilita avaliações técnicas mais acuradas para orientação do trabalho de restauro. Nos próximos dias, será entregue o laudo mais aprofundado indicando quais os impactos do incêndio à estrutura do edifício. Também foi apresentado o projeto de proteção das lajes para cobertura temporária do imóvel durante os trabalhos, protegendo-o contra infiltração de água de chuva.

Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é a língua viva, falada por todos os povos lusófonos, nos seus mais variados sotaques e evoluções. Estão sendo planejadas exposições itinerantes pelo interior, fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.

Mais informações:
Secretaria da Cultura
(11) 2627-8166 / 8162