Alckmin assina convênio com Fazenda Esperança

Recursos serão usados em programa de combate ao uso de drogas

dom, 17/02/2013 - 18h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, assinaram hoje convênio no valor de R$ 1 milhão com a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. O recurso será destinado a campanhas educativas no combate às drogas e a programas de reinserção social de ex-dependentes, especialmente mulheres grávidas.

“É a boa semente que Guaratinguetá frutificou, porque no Brasil são 62 fazendas e no mundo inteiro são 90, realizando este trabalho bonito, de amor e acolhimento às pessoas”, disse o Governador sobre o projeto.

O Governador e o Secretário foram recebidos com um café da manhã preparado especialmente pelas internas da instituição. Participaram da celebração da missa local e em seguida assinaram o convênio e fizeram a inauguração do Centro Esportivo, construído com recursos do Governo do Estado.

“A Fazenda Esperança historicamente tem contribuído de maneira exemplar para a recuperação de dependentes químicos”, comentou o secretário Rodrigo Garcia. Com o novo convênio será feito um trabalho importante para a reinserção social de gestantes, por meio de capacitação profissional e oficinas profissionalizantes.

Centro Esportivo

Em 2010 foi celebrado convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social no valor de R$ 2,1 milhões para a construção do Centro Esportivo. O espaço, de 2,5 mil m², conta com piscina semiolímpica, saunas, academia, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva.

“O esporte também é muito importante para a recuperação. São mais de 300 jovens dependentes químicos entre rapazes e moças aqui se recuperando com 80% de sucesso. Eles se preparam 1 ano para voltar para a sociedade”, disse o Governador.

A Fazenda Esperança foi fundada em 1983 por Nelson Giovanelli com o apoio do Frei Hanz Stapel, que na época era pároco de Guaratinguetá. Hoje está presente em todos os estados brasileiros, além de outros 11 países. A Fazenda Esperança é referência no acolhimento e recuperação usuários de várias idades com dependência química e álcool.

Em Guaratinguetá, a Fazenda Esperança acolhe 340 pessoas, entre homens e mulheres. Além de ter todo atendimento especializado para o tratamento também realizam atividades como marcenaria, artesanato, criação de animais e reciclagem para o custeio da estadia durante a recuperação.

Poupatempo

Durante a visita, Alckmin anunciou a inauguração do Poupatempo local ainda este ano. O programa vai beneficiar 435 mil pessoas de 14 municípios da região.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Social
Fones: (11) 2763-8323/ 8131
www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br