Alckmin assina contratos para obras do Rodoanel Norte

Duas empresas e dois consórcios venceram a licitação internacional dos seis lotes da rodovia com desconto de R$ 1,2 bilhão

qui, 07/02/2013 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Moacir Rossetti, e o presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço, assinaram nesta quinta-feira, 7, os contratos das obras do Rodoanel Norte. A Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação internacional para a construção do último trecho do anel viário.

O Governo do Estado de São Paulo contrata as obras com 23,1% de desconto frente ao valor de referência da licitação (R$ 5.080.191.168,55). O valor proposto pelas empresas é de R$ 3.906.504.764,55, que representou economia de cerca de R$ 1,2 bilhão.

“É uma grande obra para São Paulo e para o Brasil. Serão 44 km de estrada e mais 3,6 km de interligação. Com isso, completaremos os 178 km do Rodoanel”, ressaltou o governador. “Só o Trecho Norte vai tirar 17 mil caminhões/dia da cidade de São Paulo. É um ganho para a mobilidade urbana porque melhora o trânsito, além de interligar o maior aeroporto brasileiro, que é Cumbica, com o maior porto, que é Santos. A obra também melhora a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde das pessoas”, completou.

Dezoito grupos foram pré-qualificados na última etapa da licitação, quando foram apresentadas cerca de 60 propostas. Entre as vencedoras, se encontram três construtoras espanholas: Isolux Corsán, Acciona Infraestructuras S/A e Copasa.

A CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) já concedeu a Licença de Instalação para os trechos considerados como Prioridade 1, por considerar que a DERSA atendeu às exigências ambientais prévias ao início das obras nos trechos licenciados. A previsão é de que os trabalhos começarão em fevereiro.

O valor total do empreendimento, incluindo desapropriações, é de R$ 5,6 bilhões. O Rodoanel Norte é a maior licitação de obra rodoviária em andamento no país e segue as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou do financiamento com R$ 2 bilhões. A obra terá também R$ 1,72 bilhão do PAC e o restante do Tesouro do Estado.

As obras terão prazo de 36 meses para conclusão após a emissão das ordens de serviço, próxima etapa do processo de contratação. As intervenções serão realizadas em seis lotes. Cada lote possui extensão e valores diferentes:

– Lote 1: 6,2 km – Consórcio Mendes Júnior / Isolux Corsán – R$ 647.611.591,06
– Lote 2: 4,88 km – Construtora OAS Ltda – R$ 604.170.644,64
– Lote 3: 3,62 km – Construtora OAS Ltda – R$ 601.140.442,61
– Lote 4: 9,1 km – Acciona Infraestructuras S/A – R$ 788.021.820,59
– Lote 5: 7,88 km – Consórcio Construcap / Copasa – R$ 646.340.371,22
– Lote 6: 11,96 km – Acciona Infraestructuras S/A – R$ 619.219.894,43

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O trecho Norte é uma rodovia “Classe Zero” (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia será provida de canteiro central com 11m de largura e a velocidade máxima permitida será 100 km/h.

Da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A