Alckmin assina autorização para obra de interligação Jaguari-Atibainha

Novo sistema permitirá a transferência de água entre a bacia do rio Paraíba do Sul e o Cantareira nos dois sentidos, gerando maior segurança hídrica

sex, 02/10/2015 - 17h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 2, a autorização para que a Sabesp celebre o contrato de início da obra de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira). A cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman. O empreendimento permitirá a transferência de vazão média de 5,13 m³/s (máxima de 8,5 m³/s) da Jaguari para a Atibainha, garantindo maior segurança hídrica para a Grande São Paulo, Bacia do PCJ e Vale do Paraíba.

“Nós assinamos, hoje, o contrato de uma obra histórica que é a ligação da bacia do Paraíba do Sul com a bacia do Cantareira. Uma obra necessária que aumenta a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo, de Campinas e Vale do Paraíba” afirmou o governador.

O contrato se inicia com o detalhamento do projeto executivo e a obtenção das Licenças de Instalação, cujo prazo é de 120 dias. Cumprida esta etapa, as obras deverão ser iniciadas, com prazo de execução de 14 meses. O consórcio habilitado pela licitação é formado pelas empresas Serveng/Civilsan, Engeform e PB Construções Ltda. O valor do contrato é de R$ 555 milhões, com deságio de 33%. Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas na Grande São Paulo e cerca de 5,3 mil empregos diretos e indiretos gerados.

Empreendimento

A transferência estará pronta para funcionar em 18 meses, no sentido da Jaguari para a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira. O bombeamento no sentido inverso, da Atibainha para a Jaguari, atendendo ao Vale do Paraíba, deverá estar em funcionamento com a conclusão total da obra, três anos após o início contratual.

O transporte da água captada entre as represas será feito por dois trechos distintos, com uma adutora de 13,4 km de extensão e um túnel de cerca de 6,1 km. Entre os dois trechos haverá uma estrutura de transição (Tubo-Túnel). O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.

Obras entregues

A interligação é uma medida importante para enfrentar a pior crise da história no Sistema Cantareira. A intervenção está prevista no Plano da Macrometrópole, que lista as ações necessárias para garantir o suprimento hídrico (com seus diversos usos) nas próximas décadas para a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e região de Sorocaba. Sua execução é essencial diante da crise hídrica.

Além deste grande empreendimento, o Governo do Estado e a Sabesp entregaram obras importantes para aumentar a oferta de água. No dia 30/09 foi inaugurada a ligação do Sistema Rio Grande com o Alto Tietê, transferindo 4 mil litros por segundo. O Sistema Guarapiranga teve sua capacidade de produção aumentada em 1 mil litros por segundo (ETA ABV) e o Sistema Rio Grande passou a produzir mais 500 litros por segundo.

Também foram entregues a ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba e a ligação do Guaió para o Sistema Alto Tietê. E está em andamento a maior obra de saneamento do país, a construção do Sistema Produtor São Lourenço, que vai ampliar em 6,4 mil litros por segundo a produção de água na região.

Sabesp
Assessoria de Imprensa
(11) 3388-8596 / 8871 / 9327 / 9102