Alckmin assegura recursos para Plano de Mobilidade Urbana

Projetos representam R$ 5,4 bilhões de investimentos no sistema metrô-ferroviário

sex, 25/10/2013 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou à presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes, os projetos de mobilidade urbana para o Estado de São Paulo, que serão inseridos no Plano de Mobilidade do Governo Federal.

Um total de quatro projetos receberá o aporte de R$ 5,4 bilhões da União. Desse montante, R$ 4,06 bi são de financiamentos (R$ 1,5 bilhão via BNDES e R$ 2,56 bilhões de fonte a ser definida) e R$ 1,34 bilhão de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), a título de fundo perdido.

Os planos são da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), com a construção de mais de 30 quilômetros de trilhos, abrangendo uma nova linha de trem metropolitano e a primeira ligação a um aeroporto internacional (Linha 13-Jade, ligando a capital ao Aeroporto Internacional de Cumbica), além do prolongamento das linhas 9-Esmeralda (da CPTM), de Grajaú a Varginha, e 2-Verde (do Metrô), até a Dutra (em Guarulhos).

O projeto contempla também a modernização de 18 das 90 estações da CPTM, além da construção de uma nova estação (União de Vila Nova), na Linha 12-Safira.

“O Brasil transportou, no ano passado, pelo sistema metro-ferroviário, 2,6 bilhões de passageiros. São Paulo, com CPTM e Metrô, representa 77% desse total. Nós temos, em São Paulo, 74,5 quilômetros de metrô e 254,5 quilômetros de trem, o que dá um sistema metro-ferroviário de 329 quilômetros. A Cidade do México tem 240 quilômetros, entre trem e metrô. Nós temos 90 quilômetros a mais que o México, mas transportamos o dobro do número de passageiros. O México transporta 4 milhões, nós estamos chegando a 8 milhões de passageiros/dia”, informou o governador, ressaltando a importância dos investimentos anunciados.

Construção da Linha 13-Jade, da CPTM

Com investimento total de R$ 2,1 bilhões, a Linha 13-Jade será a primeira ligação de transportes sobre trilhos na região de Guarulhos, conectando o Aeroporto Internacional de Cumbica à zona leste da capital. Serão 12 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, em direção a Guarulhos, com três novas estações: Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos. No total, o investimento estimado é de R$ 2,1 bilhões (incluindo implantação de obras civis, sistemas, supervisão de obras e material rodante).

As obras civis já foram licitadas pela CPTM. Quando pronto, o ramal deve transportar 120 mil pessoas por dia e proporcionará integração direta com a Linha 12 e o futuro terminal de ônibus Cecap (EMTU), além do acesso gratuito a outras linhas do Metrô e da CPTM. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3.

Prolongamento da Linha 9-Esmeralda, da CPTM

A extensão da Linha 9-Esmeralda vai acrescentar mais 4,5 km ao ramal, em direção ao sul de São Paulo, a partir da estação Grajaú. No trecho serão construídas as estações Mendes-Vila Natal e Varginha.

As obras civis já foram contratadas por R$ 274 milhões, obtendo uma redução em torno de 25% no valor inicialmente previsto (estimado em R$ 368 milhões). Já o investimento total é de R$ 633 milhões e inclui, além das obras civis, os sistemas de sinalização, material rodante, projetos, desapropriações, entre outros. As estações terão todos os itens de acessibilidade, como rota podotátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes e bicicletários para maior comodidade dos usuários.

O transporte sobre trilhos até Varginha irá reduzir o tempo de viagem até o centro da capital para os moradores dos bairros Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão é que 110 mil usuários por dia circulem nas novas estações.

A Linha 9-Esmeralda atualmente possui 31,9 km e 18 estações. Conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Santo Amaro, Pinheiros e Osasco.

Prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô

Com investimento de R$ 9,5 bilhões, a extensão da Linha 2-Verde contempla o trecho Vila Prudente-Dutra, com 14,4 km de extensão e 13 novas estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra).

A nova linha funcionará em sistema de metrô convencional e a as obras devem começar já em 2014. O projeto funcional já foi concluído e está em elaboração o projeto básico para a obra civil.

Modernização e construção de estações

Com investimento de R$ 590 milhões, 18 estações da CPTM serão modernizadas, priorizando o conforto do usuário, serviços e funcionalidade, com acessibilidade universal. E a estação União de Vila Nova vai ser construída na Linha 12-Safira.

A modernização abrange sete estações na Linha 7-Rubi (Botujuru, Caieiras, Baltazar Fidélis, Campo Limpo Paulista, Pirituba, Perus e Várzea Paulista), seis na Linha 10-Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Rio Grande da Serra), três na Linha 11-Coral (Antonio Gianetti Neto, Estudantes e Mogi das Cruzes) e duas na Linha 12-Safira (Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
(11) 3291-9801 / 9802