Alckmin assegura financiamento francês para obras da Linha 13 da CPTM

Após audiência com o primeiro-ministro da França, governador diz que empréstimos da AFD e Banco Europeu devem ser liberados em julho

qua, 12/06/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou, na tarde desta quarta-feira, 12, em Paris, de audiência com o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e com a diretora-geral da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), Anne Paugam. Entre os temas tratados no encontro, está o avanço das negociações para o empréstimo de €500 milhões para a construção da Linha 13 da CPTM, ligando o Aeroporto Internacional de Cumbica ao sistema metroferroviário. “Fomos informados que a Agência Francesa deve aprovar em julho o nosso pedido de financiamento”, afirmou Alckmin. A linha tem 11 quilômetros de extensão, com conclusão prevista para dezembro de 2014.

Outro assunto tratado foi a apresentação do portfólio das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado de São Paulo, que conta com o interesse de diversas empresas francesas nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade urbana, entre outros.

Alckmin informou, ainda, que o ministro francês de Relações Exteriores estará em São Paulo no dia 12 de julho para a assinatura de um protocolo de intenções. “Será assinado um convênio de parceria entre o governo da França e o Governo de São Paulo na área de pesquisa, inovação, universidades – áreas de interesse comum”, completou o governador.

Geraldo Alckmin esteve na França participando da apresentação da defesa da cidade de São Paulo na candidatura da Expo Mundial 2020, evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira. Alckmin destacou a diversidade de São Paulo como o principal diferencial da capital paulista diante das demais cidades concorrentes. Para o governador, “todas as quatro cidades são qualificadas, mas São Paulo é uma cidade onde se tem a presença do mundo inteiro de forma muito expressiva e integrada”, defendeu. “É uma capital mundial e está preparada para grandes eventos”, concluiu o governador.

Comunicação Internacional do Governo do Estado de SP
(11) 2193-8840