Alckmin apresenta oportunidades de investimentos a empresas francesas

Durante café da manhã em Paris, governador de SP destacou projetos de PPPs no valor de R$ 50 bilhões e ressaltou interesse da França pela área de mobilidade

ter, 11/06/2013 - 17h24 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou na manhã desta terça-feira, 11, o portfólio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado para cerca de 15 grandes empresas francesas. Durante o café da manhã na Embaixada Brasileira, em Paris, Alckmin expôs, de maneira detalhada, os projetos que alcançam valor de R$ 50 bilhões nas principais áreas de infraestrutura, como transporte sobre trilhos, saneamento, hospitais e sistema prisional, além de educação e tecnologia. “Os projetos são muitos bons e diversificados, envolvendo principalmente mobilidade urbana”, afirmou.

Para o governador, o encontro foi muito positivo. “Há uma gama grande de interesse e a Europa, como está tendo crescimento menor, está muito interessada em novos investimentos”. Para Alckmin, a “melhor coisa que se pode fazer pelo transporte coletivo é investir, é ampliá-lo. Nós estamos chegando a 8 milhões de passageiros por dia em metrô e trem em São Paulo. Então é preciso ampliar a rede rapidamente e é por isso que nós estamos aqui”.

Ainda segundo Alckmin, muitas empresas francesas têm interesse nesses investimentos e algumas já participam de processos de licitação consorciadas a grupos brasileiros, como o da Linha 6 do Metrô, que irá até Pirituba, e a construção do Centro de Exposições Imigrantes. “Nós fizemos as primeiras concessões do Brasil na década de 90. E, por isso, temos as melhores estradas do Brasil. Fizemos, no ano de 2004, a primeira concessão de metrô do país, que é a linha 4 e que teve a participação dos franceses no consórcio. E é a mais moderna linha de metrô do país”.

Outro tema abordado no encontro foi a concessão de financiamentos, pela agência francesa AFD (Agence Française de Développement) e Banco Europeu, para a construção da linha 13 da CPTM. Esta linha, que já está em licitação, vai interligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao sistema metroferroviário. O assunto será tratado também na tarde desta quarta-feira, 12, quando o governador será recebido em audiência pelo primeiro-ministro Jean Marc-Ayrault e pela diretora-geral da AFD, Anne Paugam.