Alckmin apresenta o 1º VLT do Estado de SP e anuncia melhorias no transporte metropolitano da Baixada Santista

Evento também marcou a conclusão de obras civis de 5 estações do VLT, a entrega do Viaduto Emmerich e de 75 novos ônibus intermunicipais que vão operar na região

sex, 06/06/2014 - 14h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta sexta-feira, 6, o primeiro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Estado de São Paulo, que será testado com passageiros, em São Vicente, já no segundo semestre de 2014. Em março de 2015, está previsto o início da operação comercial do VLT com 10 veículos no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. A demanda prevista para o trecho é de 70 mil usuários/dia. A apresentação ocorreu durante visita à Estação Nossa Senhora das Graças.

Alckmin destacou as diferenças do novo sistema de transporte. “O VLT é uma grande inovação, ele tem alta capacidade de transporte, conseguindo levar até 400 pessoas, é elétrico, portanto não poluente, é silencioso e, além de tudo, vai ser importante para a revitalização das regiões por onde vai passar, trazendo novos empreendimentos, serviços e comércio”, afirmou o governador.

O 1º VLT desembarcou no porto de Santos em 22 de maio e chegou à Estação Nossa Senhora das Graças cinco dias depois. Lá a composição foi montada e agora passa por testes intensivos antes de receber passageiros em caráter experimental. Cada VLT é formado por sete módulos interligados. Características dos veículos: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Estações concluídas e Viaduto Emmerich

A Estação Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro de Vila Valença, é uma das cinco que estão com as obras civis concluídas no trecho Barreiros-Porto do VLT. As demais são Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Antônio Emmerich e José Monteiro. Outras três estações localizadas em São Vicente e as estações localizadas no município de Santos têm previsão de conclusão de obras até dezembro de 2014.

O novo Viaduto Antônio Emmerich, localizado na região central de São Vicente e liberado para o trânsito nesta semana, é uma das grandes obras do trecho Barreiros-Porto do VLT. Faz parte do complexo Emmerich, área de cerca de 1.000m² que inclui a passagem inferior do Viaduto e o entorno, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado por meio do Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, contratado pela EMTU/SP para executar as obras. A reforma do Viaduto, iniciada em outubro de 2013, consistiu na demolição da antiga estrutura e alargamento do vão existente, construção de duas vias duplas (uma em cada sentido) de circulação para a operação do VLT e mais duas vias duplas para o trânsito geral e revitalização da ciclovia.

Foram consumidos 5.800m³ de concreto, 330,5 mil kg de aço e 119,6 mil kg de estrutura metálica. Trabalharam na obra 86 colaboradores, que contaram com a ajuda de 20 modernos equipamentos entre perfuratrizes, escavadeiras hidráulicas, compressor, geradores e caminhões basculantes.

Novos ônibus

Outra boa notícia é o acréscimo de 75 ônibus zero km no sistema intermunicipal de ônibus gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP na Baixada Santista, responsável pelo transporte de 220 mil usuários/dia. O investimento total das empresas é de R$ 19,5 milhões. Os veículos serão incorporados à frota que opera nos nove municípios da Região Metropolitana.

A Viação Piracicabana, permissionária do sistema intermunicipal, entrega 60 ônibus zero km convencionais. Dez deles já estão rodando e os outros 50 estarão em operação até o final de junho. No total, serão 40 veículos alongados, com 13,4 metros de comprimento e capacidade para transportar 86 passageiros (41 sentados e 45 em pé) e 20 veículos convencionais, com 11,1 metros de comprimento e capacidade para transporte de 68 passageiros (28 sentados e 40 em pé).

Outra permissionária, a Viação Breda, adquiriu 15 ônibus rodoviários zero km que rodarão em linhas seletivas ligando os municípios de Peruíbe e Itanhaém a Santos e Cubatão. Os veículos têm 50 lugares e são equipados com poltronas reclináveis, cintos de segurança retrátil e ar condicionado.

Com esta renovação, 100% da frota continua sendo acessível às pessoas com deficiência, cumprindo legislação desde 2009, ou seja, são todos veículos com três portas, dotados de elevadores na porta central. Além disso, possuem espaço para cão-guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho (idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos) na cor amarela (os demais são na cor azul), de acordo com as especificações da norma de acessibilidade da ABNT – NBRT 15570.

BRT Litoral Sul

No evento da Estação Nossa Senhora das Graças, o governador Alckmin também autorizou a execução do projeto funcional do BRT Litoral Sul.

Com extensão de cerca de 18 km, o corredor ligará Vila Caiçara, na Praia Grande, até a Estação de Transferência do VLT São Vicente, beneficiando os municípios de São Vicente e Praia Grande, que somam uma população de 600 mil habitantes. A conclusão do projeto funcional está prevista para o 2º semestre de 2014.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) tem como principais características: corredores segregados para a circulação do transporte coletivo; embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido; sistema de pré-pagamento de tarifa; e veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
(11) 3113-4798 / 4799