Alckmin apresenta novo radar meteorológico do Estado

Ao custo de US$ 4,5 milhões, o METEOR 600 S é fundamental no sistema de alerta a inundações do Estado

qui, 06/03/2014 - 14h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira, 6, durante a inauguração do primeiro pôlder da marginal Tietê, o novo radar meteorológico do Estado, instalado na barragem de Ponte Nova, no município de Salesópolis, a 65 km da capital. O METEOR 600 S, de última geração, é um dos mais modernos do mundo e substitui o radar existente no mesmo local, em auxílio ao SAISP (Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo).

“Esse radar é tecnicamente mais preciso que o radar anterior e é o mais moderno do Brasil. O seu raio de ação é de 240 km, o que possibilita prever com mais precisão o volume e a velocidade da chuva”, afirmou Alckmin.

O METEOR 600 S possui uma precisão maior em termos da proximidade da área mínima a ser observada: a partir de 250m de comprimento por 250m de largura, enquanto no antigo a visualização dessa extensão ficava em 1km de comprimento x 1km de largura, minimizando bastante os erros de super ou sub estimativa de chuvas.

Outra característica marcante é o fato do equipamento utilizar o efeito Doppler – capaz de detectar a velocidade instantânea das chuvas – e de ter Dupla Polarização, que permite identificar a profundidade do campo observado e diferenciar entre chuva, granizo e garoa, além de nuvens sem preciptação. A modernização do radar é muito importante para as atividades de monitoramento de enchentes, notadamente nos períodos de chuva intensa de verão.

A Selex, empresa alemã que venceu licitação internacional de US$ 4,5 milhões para o fornecimento do METEOR 600 S, disponibilizará todos os equipamentos, programas de computador, peças sobressalentes, instrumental de manutenção, documentação, cursos de treinamento e serviços de ensaio, além da montagem e testes necessários. O contrato engloba a inserção do Sistema de Radar Meteorológico Doppler Multipolarizado, mais avançado, a construção da infraestrutura na barragem de Ponte Nova, de hardware e software para o Centro de Operações do CTH (Centro Tecnológico Hidráulico), do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável pelo processo, em nome do governo paulista.

Salas de situação

Ainda como apoio às equipes de Defesa Civil dos municípios no combate às enchentes, o DAEE possui quatro salas de situação no Estado de São Paulo: em Taubaté, em Piracicaba, em Registro e na capital, onde funciona na rua Boa Vista, 170, no Centro, e monitora, como as demais, o potencial das precipitações nos vários períodos do ano.

As salas reúnem informações do radar meteorológico, chuvas que se aproximam, sua velocidade, aproximadamente em quanto tempo chegarão e em quais regiões ocorrerão com maior probabilidade. Esses dados são cruzados com outros serviços, permitindo a tomada de uma série de decisões com o intuito de minimizar os problemas para a população em eventuais casos de enchentes.

DAEE
(11) 3293-8508 / 8475