Alckmin anuncia videomonitoramento em 55 cidades

Projeto combate a criminalidade e terá 2.629 câmeras integradas; será possível reconhecer veículos e fazer identificação facial

qui, 03/07/2014 - 19h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 3, o projeto do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento em 55 cidades das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte (39 cidades), Baixada Santista (nove cidades) e Jundiaí (sete cidades), que prevê um total de 2.629 câmeras integradas.

“Estamos assinando com os municípios de Santos, Praia Grande, Jundiaí e São José dos Campos a implantação do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento. E não somente com os quatro municípios, mas o Vale do Paraíba, Baixada Santista e Aglomerado Urbano de Jundiaí terão o sistema. E depois, serão integrados ao Detecta, um sistema inteligente que existe em Nova York, com softwares extremamente sofisticados para detectar ações criminosas, tudo que foge da rotina, para termos uma ação bastante eficiente da Polícia e reduzir a criminalidade”, disse Alckmin durante o evento.

A iniciativa utilizará as 2.273 câmeras que já existem nas cidades de Santos, Praia Grande, São José dos Campos e Jundiaí e instalará 356 novos equipamentos nos perímetros – acesso por rodovias – das 55 cidades. Com isso, será possível fazer o reconhecimento de veículos, controle do fluxo desses locais e até a identificação facial, em alguns casos.

As centrais de videomonitoramento serão integradas aos Copoms (Centros de Operações da Polícia Militar) regionais, que serão modernizados e adaptados para receber essas imagens, além de ser um espaço com assento para outras agências, como guardas municipais e Polícia Federal, além das polícias Civil e Científica.

O Sistema Metropolitano de Videomonitoramento será integrado à nova fase do Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal que é utilizado há sete anos pela Polícia de Nova York e está em fase de implantação no Estado.

Além do compartilhamento de imagens, os convênios permitirão o uso e a troca de informações relevantes para o trabalho policial, como fluxo de pessoas e veículos em determinados horários e regiões e problemas de iluminação pública, entre outros dados.

A atuação regional permitirá alcançar maior eficácia na prevenção, repressão e redução do crime e da violência, além da formulação e planejamento de políticas de segurança pública.

O investimento nessas três regiões será de R$ 80 milhões em cinco anos. O objetivo do projeto é colaborar no combate à criminalidade e na redução da violência.

As 2.629 câmeras integradas fazem parte da primeira parte do programa. Ao final, o sistema terá 6.147 câmeras integradas, a partir da aquisição de 3.874 equipamentos, que incluem os 356 da primeira fase. O investimento total será de R$ 400 milhões.

O projeto do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento foi elaborado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).

Gamesp

A implantação do sistema de videomonitoramento foi uma das ideias surgidas durante as reuniões dos Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista e Jundiaí, que foram criados no ano passado.

O Gamesp tem por objetivo integrar ações de prevenção e combate ao crime, integrando membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685