Alckmin anuncia reforma da Cadeia Velha de Santos

Governo investe R$ 7,5 milhões no restauro completo do edifício, importante referência cultural na Baixada Santista

sáb, 29/03/2014 - 14h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 29, o início das obras de restauro da Cadeia Velha de Santos, um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, tombado pelos órgãos de preservação municipal (Condepasa), estadual (Condephaat) e federal (Iphan).

“A obra começa imediatamente. Será um equipamento muito importante para a cultura de Santos e da Baixada”, disse o governador no final da manhã de hoje em Santos.

Um dos edifícios coloniais mais antigos do município, construído em 1869, a Cadeia Velha de Santos será reformada de acordo com as características originais, mas preservando as intervenções significativas feitas ao longo do tempo.

Com investimento de R$ 7,5 milhões, as obras devem durar 18 meses, prazo que pode ser alterado em função da complexidade do restauro.

O prédio já abrigou a Câmara de Santos e, posteriormente, deu lugar à cadeia da cidade por quase um século, mas é no âmbito cultural que tem se destacado nos últimos tempos. O uso do espaço após a reforma está sendo discutido pela Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Prefeitura de Santos. O intuito é oferecer à população um equipamento cultural com instalações modernas sem deixar de preservar as propriedades originais.

Com mais de 2 mil m² de área construída, o prédio terá todos os espaços do térreo e do piso superior reformados: salas de produção de áudio e vídeo, auditório, memorial, recepção, administração, salão de exposições e banheiros. As fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais serão totalmente restauradas.

O projeto inclui a adaptação de todas as áreas para receber pessoas com deficiência e a implantação de um elevador para acesso ao pavimento superior. As mudanças atendem também os requisitos de segurança e proteção contra incêndio.

Secretaria da Cultura
(11) 3339-8162 / 8164