Alckmin anuncia publicação do acervo do DEOPS na Internet

Arquivo Público do Estado de São Paulo publica quase um milhão de imagens de fichas, prontuários e dossiês

seg, 01/04/2013 - 15h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 1º de abril, a publicação online dos documentos do DEOPS pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. A divulgação aconteceu no evento “MEMÓRIA DIGITAL: Os Arquivos do DEOPS de São Paulo na Internet”, na sede do Arquivo Público.

“Estamos dando um passo muito importante, a disponibilização pela internet de 1 milhão de imagens, de fichas, documentos relativos ao período do DEOPS, triste período de violência, de arbítrio. As pessoas de casa podem ter acesso, não tem nenhuma senha, é tudo público, pode pesquisar qualquer ficha”, afirmou o governador.

“É muito importante no sentido da transparência, da informação, importante para os familiares, as pessoas próximas das vítimas do período da ditadura, importante para a universidade, pesquisadores, estudiosos, professores, importante para toda a sociedade. E tenho certeza de que o exemplo de São Paulo fará com que os demais Estados, o país, preservem seus arquivos, a memória, não só desse período”, completou Alckmin.

O material publicado inclui 274.105 fichas digitalizadas e 12.874 prontuários, produzidos pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social, DEOPS-SP (1923- 1983); pelo Departamento de Comunicação Social (1983-1999); e pelo DOPS de Santos.

A publicação online facilita o acesso do cidadão à documentação do Estado que lhe diz respeito – das fichas publicadas, boa parte é nominal, ou seja, fichas pessoais – e ao mesmo tempo abre uma fonte de pesquisa a estudiosos, jornalistas e público em geral. Trata-se de resgatar uma importante parte da história do país que aconteceu nos bastidores. A publicação desta parcela do acervo na Internet sinaliza a ampliação do acesso à informação, de acordo com a Lei Federal no 12.527 e o Decreto Estadual no 58.052.

O acervo pode ser pesquisado a partir do endereço www.arquivoestado.sp.gov.br.

Casa Civil
(11) 2193-8716/8488
Arquivo Público do Estado de SP
(11) 2089-8182