Alckmin anuncia Permissão de Trânsito Vegetal pela internet no Estado de SP

Coordenada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a PTV eletrônica facilita a vida do produtor rural durante a exportação de produtos vegetais; processo já está disponível

ter, 17/03/2015 - 17h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, mais uma inovação do Governo do Estado para os produtores rurais paulistas: o início da operação da PTV (Permissão de Trânsito Vegetal) eletrônica.

A Permissão de Trânsito Vegetal é necessária para que o Estado de São Paulo possa exportar produtos vegetais, que sejam veiculadores de pragas quarentenárias presentes, para outro país ou outro Estado da Federação. Também pode ser exigida no trânsito dentro do próprio Estado, como é o caso de mudas.

“A permissão é um importante instrumento do ponto de vista sanitário para evitar a transmissão de doenças e a defesa sanitária, mas isso não pode ser de forma burocratizada. Então, a partir de hoje, o produtor rural pode ter acesso ao documento da sua casa, do seu computador, de onde estiver, sem precisar se deslocar até a Casa de Agricultura ou até os escritórios da Defesa Agropecuária”, explicou o governador Alckmin.

Ao utilizar o sistema informatizado, os agricultores ganham agilidade no processo de emissão da PTV. Antes, o documento só podia ser emitido por uma unidade da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Agora, o processo poderá ser feito pelo próprio produtor, a partir de um computador ou mesmo telefone móvel com acesso à internet.

Dessa forma, a emissão da PTV é a conclusão de um sistema de Certificação Fitossanitária cujo objetivo é evitar a disseminação de pragas com potencial de causar danos econômicos (pragas regulamentadas), viabilizando o trânsito de vegetais de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal.

O processo será realizado por meio do sistema Gedave (Gestão em Defesa Animal e Vegetal), desenvolvido em parceria com a Prodesp, que já permite a emissão da e-GTA (Guia de Trânsito Animal Eletrônica). O sistema já está à disposição dos agricultores paulistas.

Para ter acesso, os produtores e/ou responsáveis técnicos deverão realizar o cadastro no sistema, pelo endereço http://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br. Devem, também, comparecer a uma das unidades de Defesa Agropecuária, portando o requerimento de ativação/desbloqueio de acesso ao Gedave devidamente preenchido e assinado, além de toda a documentação exigida.

A implantação do Gedave e a adoção da PTV eletrônica permitem:

– Mais segurança e controle das pragas;

– Melhor gestão da rastreabilidade do trânsito de vegetais;

– Mais facilidade de acesso à PTV pelo produtor rural paulista;

– Melhor gestão fitossanitária da produção;

– Confiabilidade dos produtos de São Paulo.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0069