Alckmin anuncia mais duas Etecs na região de Campinas

Escolas técnicas serão instaladas nas cidades de Artur Nogueira e Santa Cruz das Palmeiras; região já conta com 32 Etecs e nove Fatecs

qua, 11/06/2014 - 19h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 11, a implantação de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), uma em Artur Nogueira e outra em Santa Cruz das Palmeiras. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participou da cerimônia, em Artur Nogueira.

“Estamos começando duas Etecs. Em Artur Nogueira, a Prefeitura nos cedeu o espaço, ficará super bem instalada. Já fizemos vestibulinho e as aulas começam em agosto, com curso de informática e administração. Em Santa Cruz das Palmeiras, o Estado fará a reforma e o vestibulinho no final do ano”, afirmou o governador.

Além de Artur Nogueira e Santa Cruz das Palmeiras, os municípios de Cabreúva, Itupeva, Sumaré e Valinhos têm previsão de ganhar uma Etec. Todas essas cidades estão localizadas na Região Administrativa de Campinas, que já conta com 32 escolas técnicas e nove faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais.

Artur Nogueira

A futura Etec inicia suas atividades em julho como classe descentralizada – unidade que funciona com um ou mais cursos, sob a administração de uma escola técnica.

O vestibulinho para o segundo semestre de 2014 ofereceu 120 vagas, divididas entre os cursos técnicos de Administração, nos períodos da tarde e da noite, e Informática, à noite. A prova foi realizada no domingo, 8 de junho. A lista de classificação geral será divulgada no dia 4 de julho pela internet.

Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio que abrigará a Etec, localizado à Avenida XV de Novembro, 1.400. O governo estadual vai investir, inicialmente, na unidade R$ 500 mil para compra de material e equipamentos. O Centro Paula Souza ficou responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, acompanhamento do processo seletivo e pela contratação de professores.

Santa Cruz das Palmeiras

Com implantação prevista em 2015, a futura Etec deve oferecer os cursos técnicos de Açúcar e Álcool, Logística e Química, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

O Centro Paula Souza vai desenvolver o projeto arquitetônico para o prédio, localizado à Avenida do Café, 720, que foi indicado pela Prefeitura para abrigar a escola técnica. A instituição aguarda a transferência do imóvel. O projeto executivo ficou a cargo da Prefeitura. Já a obra de reforma e adequação das instalações ficará sob responsabilidade do Estado, que também vai investir R$ 500 mil, inicialmente, para compra de mobiliário e equipamentos.

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras firmou convênio com o Centro Paula Souza para oferta dos cursos técnicos de Açúcar e Álcool e Informática, no município, a partir do 2º semestre de 2009. A classe descentralizada conta com 77 alunos e funciona sob a administração da Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, de Casa Branca. Com o início das atividades da escola técnica, a classe descentralizada será integrada à nova unidade.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em cerca de 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362