Alckmin anuncia licitação da linha de metrô que ligará São Paulo ao ABC

Linha 18-Bronze acrescentará mais 15,7 quilômetros e 13 novas estações à rede e interligará os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo

qua, 29/01/2014 - 12h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 29, a publicação do edital da concorrência internacional, por meio de Parceria Público Privada (PPP), para a licitação das obras, operação e manutenção da Linha 18-Bronze, em monotrilho, por um período de 25 anos. A licitação será publicada, no dia 3 de fevereiro, no Diário Oficial e nos jornais de grande circulação e estará disponível no site www.stm.sp.gov.br por 60 dias.

“Nós estamos lançando hoje o edital de uma importante PPP, uma Parceria Público Privada, para uma nova linha de metrô, que é a Linha 18. É o monotrilho saindo de Tamanduateí, passando por São Caetano, Santo André e indo até São Bernardo do Campo”, informou Alckmin. “É a primeira vez que teremos uma linha de metrô saindo de São Paulo, neste caso indo para o ABC”, completou.

A nova linha de metrô irá acrescentar mais 15,7 quilômetros e 13 novas estações à rede. Com uma previsão de demanda diária de 314 mil passageiros, a Linha 18 interligará os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Contará com 26 trens, um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, além de três terminais de integração intermodal que serão construídos pela Prefeitura de São Bernardo.

A expectativa do Governo do Estado é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2014 e concluídas em 2018. Além da construção (incluindo o pátio de manobra, a aquisição de sistemas operacionais e a compra da frota de trens), a PPP da Linha 18 também envolve a operação e a manutenção do trecho Tamanduateí a Djalma Dutra, por um período de 19 anos de concessão.

O valor do empreendimento é de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões em investimentos – 50% custeados pelo Governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada. Os outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações que serão executadas pelo Estado. Incluídos nos recursos previstos pelo Governo do Estado para investimento, R$ 400 milhões são oriundos do Orçamento Geral da União – PAC2, a fundo perdido.

A empresa ou o consórcio que apresentar a proposta comercial mais vantajosa para a concessão patrocinada do projeto será a vencedora do certame.

Monotrilho São Paulo-ABC

A Linha 18 contará com 14,9 km de extensão operacional (de um total de 15,7 km), atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo. Fará integração com a Linha 2-Verde do Metrô e com a Linha 10 da CPTM na estação Tamanduateí e com o Corredor São Mateus-Jabaquara-Morumbi da EMTU.

Vantagens do monotrilho

Os trens do sistema monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e ambientalmente sustentável. Suas composições correm sobre vigas de concreto ou metal, com a mesma velocidade de metrô. Além de a obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que a do metrô convencional.

Os trens dos monotrilhos vão contar com ar condicionado, sistema moderno de comunicação; sinalização inteligente, que permite maior aproximação entre os trens, mantendo alto nível de segurança; câmeras internas no veículo. Sua operação terá o mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô. O monotrilho já é utilizado em diversos países, como China, Estados Unidos, Japão, Austrália, Malásia e Dubai, e em implantação em Mumbai, na Índia.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
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