Alckmin anuncia lançamento do edital de PPP da fábrica da FURP em Américo Brasiliense

PPP possibilitará a ampliação da lista de medicamentos oferecidos à população, transferência de tecnologia para novos produtos e investimentos na fabricação de genéricos

seg, 20/05/2013 - 17h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 20 de maio, o lançamento do Edital de Concorrência Internacional de Parceria Público Privada (PPP) da fábrica da FURP de Américo Brasiliense, que irá possibilitar a ampliação da lista de medicamentos oferecidos à população, transferência de tecnologia para novos produtos e investimentos na fabricação de genéricos.

“O setor privado vai investir R$ 150 milhões na fábrica de Américo Brasiliense. Nós vamos ter uma grande fábrica de medicamentos, especialmente genéricos, e ganhará a concorrência quem oferecer para o Governo o menor preço nesses medicamentos e ainda pagar o aluguel do prédio”, destacou Alckmin. A contratação da PPP se dará na modalidade de Concessão Administrativa, pelo prazo de 15 anos.

A Fundação para o Remédio Popular – FURP, laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina.

A empresa ou o consórcio vencedor da licitação formará uma SPE (Sociedade para Propósito Específico) e será responsável pela gestão da fábrica, produzindo medicamentos e assessorando a FURP em novos registros de medicamentos. A estimativa é que sejam produzidas anualmente 1,26 bilhões de unidades farmacotécnicas (UF) e produzidos 96 novos medicamentos.

A previsão é que o contrato da PPP seja assinado ainda este ano e a expectativa é de que, no máximo, em dois anos da assinatura, a fábrica esteja funcionando sob essa nova modalidade. A iniciativa da PPP em uma indústria farmacêutica pública é inédita no país.

Após a publicação do edital, as empresas interessadas terão o prazo de 60 dias para apresentar propostas para a licitação.

Produção de Américo Brasiliense

A unidade da FURP fechou o ano de 2012 com mais de 150 milhões de unidades farmacotécnicas produzidas de Captopril, utilizado no tratamento da hipertensão. O medicamento atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através do Programa Dose Certa. Para se ter uma ideia da demanda desse medicamento no Estado de São Paulo, em 2012, foram distribuídos mais de 388 milhões de UFs pelo Programa.

FURP

A Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” – FURP é o laboratório farmacêutico oficial do Estado de São Paulo. Vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Ocupa posição estratégica nas políticas públicas de saúde, dedicando-se ao desenvolvimento, produção, distribuição e dispensação de produtos para melhoria da qualidade de vida da população.

Possui duas unidades, uma em Guarulhos (Grande São Paulo) e outra na cidade de Américo Brasiliense.

O elenco da FURP é composto por mais de 70 produtos, entre antibióticos, antiretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos, diuréticos e medicamentos para transplantados e controle da Diabete. Também produz medicamentos para tratamento de transtornos mentais, Tuberculose e Hanseníase, entre outros.

A Fundação atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.

A FURP também administra 17 unidades Farmácia Dose Certa, responsáveis por ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa.

FURP em números

– Inauguração: 9 de março de 1974
– Área construída: 68 mil metros quadrados (Guarulhos/Américo Brasiliense)
– Portfólio: mais de 70 produtos
– Processo de Transferência de Tecnologia: 13 parcerias
– Produção: 1,5 bilhões de unidades farmacotécnicas (UF)
– Funcionários: 1.018 (Guarulhos), 47 (Américo Brasiliense) – abril/2013
– Programa Dose Certa: mais de 21 bilhões de UFs distribuídas (1995 – 2013)
– Farmácia Dose Certa: 17 postos – mais de 170 milhões de UFs (2007-2012)
– Logística SES: 837 toneladas de medicamentos armazenados e distribuídos (2012)
– Clientes: aproximadamente 6 mil

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705
FURP
(11) 2423-6005