Alckmin anuncia investimento de R$ 190 mi para construir 2 novas represas

Novas barragens irão criar uma reserva de água estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí

ter, 31/07/2012 - 17h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assina nesta terça-feira, 31 de julho, em São Pedro, a autorização para a construção de dois novos reservatórios nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ. As duas barragens juntas propiciarão um aumento da disponibilidade de água de cerca de 7 mil litros de água por segundo, 24 h/dia, o que equivale a garantir o abastecimento extra de duas cidades como Campinas, aproximadamente.

A construção dos novos reservatórios – um no rio Camanducaia e outro no rio Jaguari – irão criar uma reserva de água estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, como explica o governador. “Essas duas barragens vão dar um reforço muito grande na questão do abastecimento de água na região, especialmente na época da seca, dando mais segurança ao abastecimento hídrico na região, afirmou Alckmin.

O aumento da oferta hídrica será fundamental para aprimorar a operação do sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem, quando nem sempre a reserva do “Banco de Águas” é suficiente para suprir as necessidades das Bacias PCJ. Desta forma, as barragens serão úteis também para a Região Metropolitana de São Paulo na medida em que serão diminuídos os riscos de redução do volume de água dos reservatórios do Sistema Cantareira.

A estimativa é que as obras sejam iniciadas em 2014, com conclusão prevista para o final de 2016. O investimento nas duas barragens é da ordem de R$ 190 milhões para elaboração dos estudos, projetos, desapropriações e obras. Os estudos e procedimentos necessários, bem como a implantação das duas represas, serão de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

As novas barragens serão construídas abaixo dos reservatórios do Sistema Cantareira, que hoje fornece 31 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo e 5 mil litros de água por segundo para as Bacias PCJ.

Região Metropolitana de São Paulo

A região concentra cerca de 20 milhões de habitantes – 10% da população brasileira – numa área de 8.051 km2. A disponibilidade hídrica é de apenas146 mil litros por habitante ao ano, volume muito inferior aos 2,5 milhões de litros anuais recomendados pela ONU.

Esse quadro obriga a importação de água de outras regiões – a represa Jaguari, do Sistema Cantareira, está distante 120 km da Capital – e, mesmo com a ampliação da oferta já obtida no Sistema Alto Tietê (5 mil litros de água por segundo a mais desde o ano passado) e, dentro de aproximadamente quatro anos e meio com o Sistema São Lourenço, esse cenário não deve mudar.

Vale destacar também que nos últimos anos a Região Metropolitana de São Paulo registrou queda no consumo médio de água, resultado obtido por meio de campanhas de conscientização feitas pela Sabesp. Em 1998, o consumo médio residencial era de 23 mil litros de água por mês. Hoje, este consumo está em torno de 13 mil litros por residência.

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira é um complexo de seis represas formadas pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri. Alguns desses rios nascem em Minas Gerais, passam pelas represas e depois seguem seus cursos banhando cidades e formando novos rios.
Por este sistema, a Sabesp abastece 9,5 milhões de habitantes da RMSP, ou seja, metade da população da Grande São Paulo.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5335
DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica
(11) 3293-8475