Alckmin anuncia inscrições para o primeiro vestibular da Universidade Virtual do Estado de SP

Serão oferecidas 3.330 vagas para novos cursos de engenharia e licenciatura na primeira instituição pública de ensino superior à distância do país

qui, 24/04/2014 - 14h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 24, a abertura das inscrições para o primeiro vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Serão oferecidas 3.330 vagas para seis novos cursos – duas engenharias (Produção e Computação) e quatro licenciaturas (Química, Física, Biologia e Matemática). Os cursos serão ministrados, em média, 80% à distância, pela internet, e 20% presencialmente, em polos localizados em todo o Estado. A Univesp é a primeira instituição pública de ensino à distância do país.

As inscrições podem ser feitas de 28 de abril a 16 de maio no site www.univesp.br/vestibular. O candidato deve escolher uma das duas formações. São 1.296 vagas para engenharias e 2.034 para licenciaturas. Todos os cursos são gratuitos e as aulas começam no segundo semestre. Também é preciso optar por dois polos de apoio presencial. O vestibular será realizado no dia 8 de junho. As aulas começam em 26 de julho.

“Isso possibilitará a muitas pessoas que não teriam condições de fazer o curso superior conseguirem se formar em licenciatura, para ser professor, ou em engenharia, podendo estudar à distância. Farão o curso pela internet e por meio de aulas presenciais, com todo material didático preparado e apoio das melhores universidades de São Paulo e do Centro Paula Souza”, afirmou o governador.

Criada em 2008, inicialmente como um programa, a Univesp foi institucionalizada como a quarta universidade pública paulista por meio da Lei no 14.836, de 20 de julho de 2012. Com isso, o Governo do Estado pretende ampliar o acesso ao ensino superior público de qualidade, fazendo uso de tecnologias e modernas metodologias de ensino e aprendizagem.

Serão oferecidas bonificações na nota final (redação + prova objetiva) para candidatos que se enquadrarem nos perfis descritos abaixo, na ordem de:

I – Candidatos que se autodeclarem, no ato da inscrição, pretos, pardos ou índios (PPI) e que cursaram todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública no Brasil – 20%;

II – Candidatos que não se autodeclararam PPI e que cursaram todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública no Brasil – 15%;

III – Candidatos formados há pelo menos 10 (dez) anos no Ensino Médio ou equivalente – 10%;

IV – Candidatos que se autodeclarem PPI – 5%.

Cursos

Os cursos de engenharia têm duração de cinco anos e serão oferecidos em 18 polos distribuídos em oito cidades do Estado: Barretos, Diadema, Franca, Jaú, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Tarumã.

As licenciaturas têm duração de 4 anos e serão oferecidas em 32 polos distribuídos em 24 cidades: Araras, Araçatuba, Barretos, Capão Bonito, Cruzeiro, Diadema, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jales, Jaú, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim, Osasco, Pindamonhangaba, Santo André, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Tarumã.

Os cursos têm atividades desenvolvidas à distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, e encontros presenciais para a realização de atividades como práticas laboratoriais e avaliações. Os encontros presenciais dos cursos oferecidos neste vestibular serão realizados quinzenalmente, no polo de apoio em que o aluno estiver matriculado.

Após concluir o 2º ano, o aluno recebe certificação em nível superior em Curso Sequencial de Formação Específica na área de Engenharia ou em Curso Sequencial de Formação Específica para Professores de Ciências Naturais e Matemática. Durante o 4º semestre, o aluno deverá inscrever-se para escolher em qual das Engenharias (Produção ou Computação) ou das Licenciaturas (Química, Física, Biologia ou Matemática) quer dar prosseguimento aos estudos, para obtenção do diploma.

Univesp
(11) 3218-5985