Alckmin anuncia ferramenta que vai permitir denúncias pela internet

Serviço vai complementar atendimento do 181 e garantirá anonimato de quem denuncia

qua, 13/11/2013 - 17h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 13, a ampliação do Disque Denúncia (181) para a plataforma digital. Nos próximos dias, a possibilidade de fazer denúncias contra criminosos será estendida à internet, no serviço Web Denúncia. A novidade tem como objetivo tornar o serviço ainda mais prático e ágil para o denunciante.

“Nas próximas semanas vamos dar um grande passo, que é a Web Denúncia. O cidadão, por celular, tablet e computador, vai poder encaminhar foto, documento, relatório e poder descrever pessoas. Tudo com absoluto anonimato, igual ao Disque Denúncia”, ressaltou Alckmin.

O Web Denúncia é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), que há 13 anos mantem o atendimento telefônico via 181.

O anonimato de quem denuncia, marca do serviço pelo telefone, será mantido nos registros via web. A ferramenta contará com mecanismos de segurança que permitirão ao usuário ter o seu sigilo garantido.

A nova ferramenta vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, e possibilitará enviar arquivos como fotos, vídeos e cópias de documentos. Cada registro será analisado pelos policiais que trabalham no Disque Denúncia (181).

Entre os crimes que poderão ser denunciados pelo novo serviço está o tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, outros tipos de roubos, sequestro e informações sobre procurados pela Justiça. Um total, portanto, de oito modalidades.

Para registrar uma denúncia, bastará escolher o tipo de denúncia dentre as opções e seguir a sequência de formulários de perguntas. Ao final da denúncia, uma senha será fornecida pelo sistema para que o denunciante possa acompanhar posteriormente a apuração pela polícia.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685