Alckmin anuncia expansão do programa Escola de Tempo Integral

Mais 113 escolas estaduais começam a oferecer o serviço neste ano, totalizando 182 unidades que trabalham com o novo modelo

seg, 03/02/2014 - 14h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta segunda-feira, 3, a expansão do programa Escola de Tempo Integral. Neste ano, mais 113 unidades educacionais começam a oferecer o serviço, totalizando 182 escolas estaduais que trabalham com o novo modelo e atendem 55 mil estudantes. O anúncio foi feito durante aula inaugural na Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, no bairro da Freguesia do Ó, na capital.

Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, deram boas-vindas aos estudantes no primeiro dia do ano letivo. Ao longo desta semana, os alunos participam do “Trote do Bem”, uma série de jogos e atividades organizadas por veteranos para integrar e ajudar os novatos a descobrir o que desejam fazer no futuro.

“Este é o sonho das melhores escolas do mundo, poder ter o aluno no ensino integral e os professores também, trabalhando junto, vivendo mais a questão destes alunos. A escola está linda, com lousa digital, laboratório, 120 laptops para três áreas, com aulas programadas, todo apoio pedagógico e tecnologia”, disse o governador.

As escolas que funcionam no Novo Modelo de Tempo Integral trabalham com currículo unificado, matriz flexível e diversificada e ambiente alinhado com a realidade do jovem. Estas unidades oferecem disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e contam com professores de dedicação exclusiva, que recebem gratificação de 75% sobre o salário-base.

O programa garante as melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos de rendimento e desempenho escolar. Um dos focos é a formação integral do aluno, sempre alinhada ao projeto de vida que ele desenvolve enquanto estuda, com incentivo de professores e diretores.

Neste ano, por meio de uma parceria com o Sebrae, o Governo capacitará 150 professores do Ensino Médio que atuam nestas escolas para lecionar aulas eletivas de empreendedorismo. O objetivo deste curso é que os docentes adquiram conhecimento para despertar nos alunos o interesse pelo mundo dos negócios.

Crescimento

De 2013 para cá, o número de unidades escolares que fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral quase triplicou no Estado, passando de 69 para as atuais 182. A meta do Governo de São Paulo é chegar em 2015 com 300 escolas dentro do novo modelo, atendendo alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e também do Ensino Médio.

As 91 Diretorias de Ensino do Estado já começaram a cadastrar as unidades escolares que desejam participar. A inscrição deve ser feita até o dia 30 de março por meio do GDAE, o sistema online para a organização da rede estadual de ensino.

Depois do parecer favorável, a segunda fase do processo é a adesão do Conselho de Escola, no qual comunidade, professores, alunos e funcionários são consultados. Estas duas etapas são fundamentais para a integração da escola ao programa. Mais informações no portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Secretaria da Educação
(11) 3218-8880