Alckmin anuncia edital para as obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô rumo a Guarulhos

Governador também entregou mais quatro trens modernizados para o Metrô e anunciou a ampliação da integração gratuita entre Metrô e CPTM

seg, 15/10/2012 - 18h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira (15/10) o lançamento do edital de pré-qualificação para contratação dos trabalhos de construção da expansão da Linha 2-Verde de Vila Prudente à região da Rodovia Presidente Dutra. O anúncio foi feito durante evento de entrega de mais quatro trens modernizados para o Metrô, na estação Tatuapé.

“A Linha 2, que pára na Vila Prudente, vai ganhar mais 12 estações e 13,5 quilômetros. Vai integrar com a Penha, no Metrô, e vai até a Dutra, praticamente na porta de Guarulhos. Atualmente a Linha 2 transporta 600 mil passageiros/dia e passará a 1,1 milhão. Então todo mundo que vem, por exemplo, de Guarulhos e tem que ir até a Armênia para pegar o Metrô, já vai pegar o Metrô na Dutra”, explicou o governador.

O prolongamento, com 13,5 km de extensão, será mais uma opção para deslocamento de passageiros da região leste e noroeste da capital e também de Guarulhos, já que o ponto terminal na região da Dutra fica próximo ao município.

O novo trecho, totalmente em subterrâneo, funcionará no mesmo padrão existente na Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Vila Madalena, em sistema de metrô convencional. A operação será realizada pela Companhia do Metrô e não por consórcios privados. A expectativa é que as obras deste empreendimento sejam iniciadas no segundo semestre de 2013.

O trecho Vila Prudente-Dutra terá 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A previsão é que, com a expansão até Dutra, a Linha 2- Verde passe a transportar diariamente 900 mil passageiros. Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja de metrô (na estação Anália Franco) e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.

Novos trens

Com a entrada em operação comercial desses quatro trens modernizados, sobe para 12 o número de trens modernizados, sendo cinco na Linha 1-Azul e sete na Linha 3-Vermelha. As 86 composições restantes da frota original, 46 da Linha 1-Azul e 40 da Linha 3-Vermelha, receberão atualizações tecnológicas progressivamente até 2014. Os investimentos na modernização da frota do Metrô são da ordem de R$ 1,75 bilhão.

Os trens modernizados ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual, melhoria na audição das mensagens sonoras eletrônicas, entre outros aprimoramentos.

Novas integrações gratuitas Metrô-CPTM

Outra boa notícia foi o anúncio da transferência gratuita entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM. A partir do dia 22/10, quem pagava R$ 3 para fazer a integração nas estações vai poder fazer a transferência gratuita em alguns horários.

De segunda a sexta-feira, o benefício valerá das 11h às 15h e também à noite a partir das 21h. Aos sábados, a integração livre nestas duas estações acontecerá a partir das 15h. Já nos domingos e feriados, a integração gratuita está liberada durante todo o dia.

A nova medida proporcionará economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário.

Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
15/10/2012