Alckmin anuncia edital de licitação para as obras da Linha 6-Laranja do Metrô

Com 15,9 quilômetros de extensão e 15 estações, linha vai ligar a Vila Brasilândia, na zona norte da capital, à estação São Joaquim (Linha 1-Azul)

qua, 30/01/2013 - 15h28 | Do Portal do Governo

São Paulo vai contar com mais 15,9 quilômetros de linhas de metrô. O edital da concorrência internacional para a licitação das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6-Laranja, que serão realizadas por meio de parceria público-privada (PPP), foi anunciado nesta quarta-feira, 30, pelo governador Geraldo Alckmin. O vencedor da licitação será a empresa ou consórcio de empresas que apresentar a proposta comercial mais vantajosa para a concessão patrocinada do projeto.

“Trata-se de uma linha totalmente enterrada e integradora, com expectativa de mais de 630 mil passageiros/dia. O prazo contratual é até seis anos, mas nós achamos que poderá ser feito em quatro”, ressaltou Alckmin ao informar que 12 mil empregos serão gerados durante a construção da linha.

A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2014 e concluídas em 2020. Além da construção (incluindo o pátio de manobra e a aquisição de sistemas operacionais e a compra da frota de trens), o edital da Linha 6 também envolve a operação e a manutenção do trecho Vila Brasilândia – São Joaquim por um período de 19 anos de concessão. O investimento estimado é de R$ 7,8 bilhões, com a previsão de 50% por parte do Tesouro do Estado na fase de implantação do trecho.

A Linha 6 vai ligar a Vila Brasilândia, na zona norte da capital, à estação São Joaquim (Linha 1-Azul), com 15,9 quilômetros de extensão e 15 estações, atendendo os bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré e Bela Vista. Vai se integrar com as linhas 7 e 8 da CPTM, na futura estação Água Branca; Linha 4, na futura estação Higienópolis-Mackenzie; e Linha 1, na estação São Joaquim.

A demanda prevista é de 633,6 mil passageiros/dia, beneficiando ainda grandes centros educacionais, como Unip (Universidade Paulista), PUC (Pontifícia Universidade Católica), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Mackenzie e FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas). Por essa razão, já é conhecida como a “linha das universidades”.

O edital ainda prevê a eventual expansão da linha entre Vila Brasilândia-Bandeirantes (estações Morro Grande, Velha Campinas, Centro de Convenções Pirituba, Vila Clarice e Bandeirantes).

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos