Alckmin anuncia criação da Floresta Estadual do Noroeste Paulista

Decreto assinado pelo governador transfere área de 248 hectares para o Instituto Florestal, para criação da nova área verde

qua, 18/06/2014 - 18h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 18, decreto transferindo a área de 248 hectares do antigo Instituto Penal Agrícola, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, para o Instituto Florestal, para criação da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, unidade de conservação de uso sustentável. Com isso, as cidades de São José do Rio Preto e de Mirassol ganham área verde de cerca de 500 hectares e os municípios passam dos atuais 7m² de área verde por habitante para 14 m²/habitante, índice superior aos 12m²/habitante recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista já nasce robusta, com cerca de 500 hectares; 168 hectares pertencem à Estação Ecológica do Noroeste Paulista, 131 hectares já são de responsabilidade do Instituto Florestal (IF) e os 248 hectares, antes da Secretaria de Administração Penitenciária e contígua à Estação Ecológica, agora do IF, completam a área que formará a Floresta. “Essa área servirá também para pesquisa e ensino de manejo de áreas sustentáveis, além de ser um pulmão verde para a região”, explicou Alckmin.

A nova área verde será administrada pelo IF, que está desenvolvendo todo o trabalho de recuperação ambiental e instalará diversas modalidades de pesquisas científicas, experimentação e futuro centro de produção de sementes de essências florestais nativas melhoradas para atender a demanda regional.

Ao mesmo tempo, será implantada área de visitação pública e lazer e programa de educação ambiental. Para isso, as edificações existentes no terreno serão recuperadas e reaproveitadas. E novas estruturas de apoio administrativas e de operação serão construídas com recursos de compensação ambiental. O prazo previsto para término da infraestrutura é de até quatro anos.

O local, que fica entre os municípios de São José do Rio Preto e Mirassol, já conta com 106 mil árvores e 120 espécies de fauna.

A nova unidade de conservação de uso sustentável vai desenvolver atividades de experimentação e pesquisa, voltadas à recuperação ambiental de áreas alteradas, além de produção de sementes e difusão de tecnologia.

Após a assinatura do decreto, tem início a plantação de cerca de 600 mil árvores, ou seja, uma árvore para cada habitante dos dois municípios. Outro benefício para as cidades é que esse contínuo de área verde atenuará o clima e o microclima local em uma região extremamente quente.

Os recursos para o reflorestamento da Floresta já estão garantidos por Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) do DER, Usinas, DNIT/Prefeitura de São José do Rio Preto, entre outros empreendedores. Por conta do TCRA, a economia do Estado será de cerca de R$ 10 milhões, considerando o valor de R$ 25 mil por hectare recuperado.

A SMA/IF já fez o cercamento da área e a contratação de serviço de proteção patrimonial e proteção contra incêndio florestal pela Operação Corta-Fogo.

Ainda na área da Floresta, existe um espelho d’água de 12 hectares, que foi projetado pelo Instituto de Pesca para fornecer água de boa qualidade e em quantidade necessária para as atividades de pesquisa de pesca continental.

Nova Fatec

Ainda nesta quarta-feira, o governador assinou decretou transferindo parte da área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) para o Centro Paula Souza, para implantação de uma nova sede para a Fatec. No momento, os projetos de adequação e ampliação dos prédios existentes no local estão em fase de elaboração. Estão previstos o uso de um bloco térreo para laboratórios, outro para salas de aula, um auditório, quadra, depósito. Um bloco de dois andares será usado para a área administrativa e uma casa será adaptada para alojamento de professores.

A Fatec de São José do Rio Preto foi inaugurada em 2004 e será transferida para o terreno do IPA. No último Vestibular, realizado no dia 15 de junho, foram oferecidas 280 vagas, nos cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Negócios e Gestão Empresarial, modalidade EaD. No 1º semestre de 2014, havia 978 alunos matriculados nesses mesmos cursos, exceto em Gestão Empresarial, que foi oferecido apenas a partir do último processo seletivo.

Secretaria do Meio Ambiente
(11) 3133-4183 / 4008
Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3362