Alckmin anuncia CPB como gestor do Centro Paraolímpico e amplia Time São Paulo

Comitê Paralímpico Brasileiro foi o selecionado no edital de chamamento público e fará a gestão por cinco anos

sex, 20/10/2017 - 17h01 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 20, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como a organização da sociedade civil selecionada no edital de chamamento público para gestão do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, localizado no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes. Na oportunidade, foi assinado o acordo de cooperação entre a pasta e a entidade, com vigência de cinco anos. Na ocasião, o governador anunciou também a ampliação do Time São Paulo.

“Estamos liberando R$ 3,3 milhões e, com isso, o Time São Paulo vai de 56 para 60 atletas, e mais oito atletas-guia”, disse o governador. “Temos, hoje, um dos quatro melhores centros paraolímpicos do mundo, junto com a China, Coreia do Sul e Ucrânia. Mas não basta ter essa estrutura, é preciso ser bem gerida. Fomos buscar a excelência do Comitê Paralímpico Brasileiro”, completou Alckmin.

Com 95 mil m² de área construída, o centro tem o objetivo de fomentar o paradesporto brasileiro, criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias. Um entre os quatro existentes no mundo e o maior em número de modalidades (15), o empreendimento segue o conceito de países potência no esporte adaptado, como Ucrânia, China e Coreia do Sul.

O Centro Paraolímpico Brasileiro reúne 15 modalidades (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado) e está dividido em 11 setores que englobam áreas esportivas de treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico e fisioterapia. O empreendimento foi palco da aclimatação da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Time São Paulo Paralímpico

Outra iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência no âmbito do esporte é o Time São Paulo Paralímpico, seleção composta por 56 atletas e 8 atletas-guia das modalidades: atletismo, natação, ciclismo, halterofilismo, judô, tênis de mesa, bocha, tiro esportivo e triatlo. A equipe é constituída por meio de parceria estabelecida, em 2011, entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

A parceria visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao Estado de São Paulo. Os critérios adotados para seleção da equipe são os resultados obtidos nas Paralimpíadas Rio 2016 e o potencial do atleta para participar das Paralimpíadas 2020. Em dezembro de 2016, a parceria foi restabelecida devido ao desempenho dos atletas nas competições paralímpicas.

Em 2016, nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou a oitava colocação no quadro geral, somando 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Desse total, 30 subidas ao pódio foram de integrantes do Time São Paulo Paralímpico, sendo 8 de ouro, 13 de prata e 9 de bronze.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
(11) 5512-3702