Alckmin anuncia construção de estação de tratamento de esgoto em Itapuí

Obra terá capacidade para tratar 100% do esgoto do município

sex, 21/02/2014 - 16h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, um convênio com a Prefeitura de Itapuí para a construção da ETE (estação de tratamento de esgoto). O Governo do Estado vai investir R$ 8,6 milhões nas obras, que serão realizadas pelo DAEE e fazem parte do Programa Água Limpa. As obras incluem a construção de uma ETE, uma Estação Elevatória, 640 metros de coletor tronco, 135 metros de linha de recalque e 52 metros de emissário final.

“Vamos fazer aqui uma obra de saneamento básico. O Governo do Estado está fazendo isso para limpar os rios e evitar doenças. Nós vamos tratar 100% do esgoto. Estamos lançando a licitação e em 90 dias assinamos o contrato”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A ETE de Itapuí terá capacidade para tratar o esgoto de 100% do município, beneficiando mais de 15 mil moradores (população prevista para 2030). A estação vai permitir a revitalização do córrego da Bica, afluente do rio Tietê, com a remoção de aproximadamente 24 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado “in natura”. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, reduzindo o risco de disseminação de doenças hídricas.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

DAEE
(11) 3293-8508 / 8475