Alckmin anuncia Centro de Reabilitação Lucy Montoro Humaitá para pessoas com deficiência visual

Unidade será a primeira do Estado a oferecer reabilitação para pessoas com deficiência visual, com programa de prevenção e inclusão no trabalho

sáb, 13/12/2014 - 14h41 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional do Cego, o governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 13, a criação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Humaitá, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Localizada na zona oeste da capital, a unidade será a primeira do Estado a oferecer reabilitação para pessoas com deficiência visual. Os atendimentos serão feitos mediante encaminhamento da Divisão de Oftalmologia – HC e da rede pública de saúde (SUS) e a gestão será realizada pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM).

“Trata-se de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência visual. Há um número alto de pessoas que não enxergam ou têm visão subnormal, que vai aumentando com a idade e com os riscos de glaucoma e outras patologias oftalmológicas”, explicou Alckmin. “O centro terá convênio com a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas e terá uma equipe multidisciplinar com oftalmologista, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. Enfim, oferecerá atendimento e prevenção, além de ensino de braille”, completou o governador.

Quando totalmente instalada, a unidade poderá realizar até 15 mil atendimentos ao ano. Com previsão de início de atendimento no primeiro trimestre de 2015, o serviço prestará avaliação, atendimento e acompanhamento às pessoas com deficiência visual por meio de programas de prevenção precoce, tecnologia da informação e comunicação, apoio à educação, inclusão no trabalho, reabilitação visual e ações culturais, recreativas e de lazer, além de conta com centro de estudo e pesquisa.

Construído em uma área de 2.735 metros quadrados, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro Humaitá contará com espaço para o Acessa São Paulo, consultórios médicos, biblioteca, brinquedoteca, quadra poliesportiva, exposição de ajudas técnicas para pessoas com deficiência e salas para oficina de costura, pintura, bijuteria e cerâmica. A unidade terá equipe multidisciplinar composta por 50 funcionários, entre oftalmologista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, professor de orientação e mobilidade, educador físico, professor de informática, dança, música e artes plásticas.

Criada em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece reabilitação multidisciplinar às pessoas com deficiência e atualmente conta com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado: Morumbi, Vila Mariana, Lapa, Umarizal, Clínicas, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Marília, Santos, Mogi Mirim, Jaú, Presidente Prudente, Fernandópolis e Pariquera-Açu.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Imprensa
(11) 5212-3702