Alckmin anuncia benefícios para agricultura na Agrishow

Ampliação de financiamentos e implantação do Museu da Agricultura estão entre as novidades apresentadas durante a abertura da feira

seg, 29/04/2013 - 15h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 29, durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, importantes ações para fortalecer o setor agrícola em todo o Estado de São Paulo. “A Agrishow deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões esse ano. A feira é importante porque gera emprego. Também vale destacar que a agricultura brasileira é a mais competitiva dos trópicos”, ressaltou Alckmin.

Entre as novidades apresentadas está a ampliação da cobertura do Projeto Estadual de Subvenção do Prêmio de Seguro Rural 2013, que passa a contemplar a avicultura de postura e corte, suinocultura, canola e cevada. Também foi anunciado que o projeto Financiamento do Custeio Agropecuário Atrelado a Contrato de Opção, operado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), instituído por decreto, terá seu convênio assinado, permitindo ao produtor acessar o financiamento via Banco do Brasil.

Outro anúncio feito por Alckmin foi o lançamento do projeto executivo do Museu da Agricultura, que será instalado em Ribeirão Preto. Com maquete exposta no estande da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), o futuro espaço será interativo, abrigará exposições e contará com acervo composto por máquinas, implementos e equipamentos, além de material histórico, numa parceria com a Secretaria da Cultura. O projeto executivo está em fase de elaboração.

“Serão 4 mil m² de área construída, um museu interativo, mostrando a história da tecnologia agrícola”, destacou Alckmin, que foi o homenageado do evento por ter conseguido, no ano passado, a permanência da feira por mais 30 anos no mesmo local. “Conseguimos a lei que propõe 30 anos para Agrishow e agora será permitida a montagem de tanques de alvenaria”, disse o governador.

Outras novidades

Uma nova tecnologia desenvolvida pelo Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) foi apresentada ao público pela SAA. Trata-se do Sistema de Multiplicação de Mudas Pré-Brotadas de Cana-de-Açúcar (MPB), que permite a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio, aumentando a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e renovação de áreas de expansão.

O lançamento da primeira etapa da Campanha contra a Febre Aftosa também ocorreu nesta segunda-feira, 29, com a vacinação simbólica de um animal, uma vez que ela oficialmente é realizada a partir de 1º de maio. “São Paulo está há 17 anos sem febre aftosa e é importante manter a sanidade animal”, alertou Alckmin. Devem ser imunizados os bovídeos, ou seja, bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses de idade.

Foram simbolicamente entregues a produtores rurais máquinas compradas com financiamento pelos programas Pró-Trator e Pró-Implemento. Outra novidade apresentada foi o Poupatempo do Produtor Rural, que está em pleno funcionamento no estande da SAA. De forma itinerante, os técnicos aproximam do produtor o trabalho já executado nas 596 Casas da Agricultura. Nos trailers, é possível acessar mais de 50 serviços prestados pela SAA.

Ao longo da semana, haverá demonstração de tecnologias, estufa-modelo, exposições de sementes, mudas, antúrios, hastes de palmito pupunha, publicações, aquário, degustações de produtos que são resultado de inovações tecnológicas, maquete viva – com projeto Microbacias II, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola, e outros que abrangem as diversas cadeias produtivas, num só espaço.

No estande da SAA serão, ainda, apresentadas e lançadas variedades de amendoim, algodão, clones de seringueira, aveia, trigo, feijão, café e milho. Os participantes também poderão conhecer as novidades do Programa Aplique Bem, que leva às propriedades rurais informações sobre aplicação correta de agrotóxicos, receber orientação sobre a raiva dos herbívoros e a respeito de uma nova sistemática de produção de mudas de seringueira – um viveiro de mudas, montado sobre bancadas suspensas, em sacolas plásticas.

Haverá divulgação de um programa inovador lançado recentemente pelo governo paulista, fruto de parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, chamado São Paulo Orgânico. Treinamentos estão sendo realizados, bem como o desenvolvimento de sementes orgânicas, e a Secretaria promoverá a aproximação entre produtores e compradores em eventos especializados. Foi criada uma nova linha do Feap para financiar o período de transição entre o sistema convencional e o orgânico. Tudo isso com o objetivo de gerar mais renda ao produtor, empregos e atender um nicho crescente de mercado, em que o consumidor busca alimentos mais saudáveis.

Quem visitar o estande da SAA também poderá conhecer mais sobre o Integra SP, programa que vem ao encontro da meta estabelecida pela Política Estadual de Mudanças Climáticas, que estabeleceu voluntariamente medidas para a diminuição da emissão de gases causadores de efeito estufa. Um dos compromissos é recuperar ao menos 20% das áreas com pastagens degradadas (1,6 milhão de hectares) até 2020, com promoção de ações de ampliação do plantio direto e de sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta.

Técnicos do Feap vão orientar os interessados sobre como pleitear suas 28 linhas de crédito disponíveis, além da subvenção ao prêmio do seguro rural e como adquirir tratores e implementos a juro zero. Neste último caso, do Pró-Trator e Pró-Implemento, todo o processo poderá ser executado durante o próprio evento, ou seja, no estande são dadas as informações necessárias, o produtor pode efetuar seu pedido de compra nas empresas expositoras e já se dirigir ao estande do Banco do Brasil (agente financeiro da operação) para dar entrada nos procedimentos.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11) 5067-0069