Alckmin anuncia ampliação no sistema de saúde do servidor público

Serão investidos cerca de R$ 30 milhões que beneficiarão mais de 500 mil usuários do interior

seg, 29/10/2012 - 14h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 29, um investimento de R$ 30,57 milhões na ampliação da rede do Sistema de Saúde Iamspe no interior do Estado, beneficiando 514 mil usuários residentes nas regiões atendidas pelos municípios que passarão a integrar o sistema.

A ampliação da rede de atendimento do Iamspe no interior inclui a publicação de editais de credenciamento de hospitais, policlínicas e clínicas de fisioterapia nas cidades de Amparo, Araçatuba, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Franca, Guaratinguetá, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

“Hoje assinamos contratos com três hospitais e abrimos o edital para mais quatro, todos no interior. Também estamos credenciando oito policlínicas e serviço de fisioterapia. Vamos descentralizar os serviços do Iamspe, ampliando a cobertura para os funcionários do Estado – da ativa, aposentados e pensionistas. Enfim, um grande esforço pra melhorar a saúde em São Paulo”, afirmou Alckmin.

O anúncio foi feito em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) e aos 60 anos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que oferece atendimento médico a uma população estimada em 1,3 milhão de servidores e seus dependentes.

Durante o evento também foi apresentado o projeto Hospital Amigo do Idoso, um conjunto de iniciativas que busca o reconhecimento do Hospital do Servidor Público Estadual como maior centro médico da América Latina especializado no atendimento a pacientes idosos.

Atendimento diferenciado à terceira idade

O projeto Hospital Amigo do Idoso do HSPE reúne uma série de iniciativas em prol da terceira idade, como capacitação de funcionários, desenvolvimento de processos e protocolos médicos e uma obra de reforma e adaptação do complexo hospitalar de 70 mil metros quadrados e 1.000 leitos. A reforma do complexo visa ampliar as condições de acessibilidade e melhora de condições para internação do paciente idoso.

O Iamspe investe em várias frentes para oferecer atendimento diferenciado ao usuário idoso, a começar com a adoção de protocolos médicos inovadores. Um exemplo é a cirurgia endoscópica para o tratamento de doenças degenerativas da coluna, que é menos invasiva e exige menor tempo de internação, beneficiando pacientes hipertensos e cardíacos.

Outro destaque é a neurocirurgia geral endovascular (realizada dentro do vaso sanguíneo) para tratamento de aneurismas. O procedimento é mais apropriado para o paciente idoso, mais propenso a acidentes vasculares cerebrais.

O foco no paciente idoso levou o HSPE a investir na adequação do mobiliário para melhor acolhimento desse usuário e em materiais educativos como a cartilha de orientação sobre uso de medicamentos e o manual para cuidadores de idosos.

Além disso, o Hospital ampliou seu quadro de fisioterapeutas, profissionais que atuam na reabilitação de pacientes idosos, mais propensos a acidentes com quedas.

Faixa etária

Atualmente, 35,20% dos usuários do Iamspe têm mais de 60 anos, enquanto o SUS apresenta 20,3% da sua população atendida nesta faixa etária. Além disso, cerca de 60% dos pacientes internados somente no HSPE têm mais de 65 anos.

A atual população atendida pelo Iamspe é semelhante à que o SUS apresentará em 2050. Este quadro credencia o HSPE como ambiente ideal para desenvolver um modelo de assistência médica a ser adotado no futuro em todo o país, acompanhando o envelhecimento da população.

Do Iamspe