Alckmin anuncia ampliação no atendimento dos AMEs

Ambulatórios Médicos de Especialidades de 10 cidades atenderão aos sábados para consultas e exames

ter, 01/10/2013 - 15h06 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 1º de outubro, que 10 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde, passarão a funcionar também aos sábados, a partir de 5 de outubro. A medida, que tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento de exames e de consultas, será implantada nas unidades: Heliópolis, na Capital; Carapicuíba, na Grande São Paulo; Caraguatatuba, Praia Grande e Santos, no litoral; além de Bauru, Franca, Jundiaí, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, no interior do Estado.

“O trabalho realizado nos AMEs ajuda duplamente. Primeiro, melhora a resolutividade das Unidades Básicas de Saúde, oferecendo a retaguarda para realização de exames. Segundo, alivia os hospitais, porque o paciente consegue fazer tudo num só lugar: consultas, exames e até pequenas cirurgias”, explicou o governador.

Ao todo, as 10 unidades que passarão a prestar atendimento aos sábados têm média mensal de 81,4 mil consultas médicas, 24,9 mil consultas não médicas, 4,6 mil cirurgias e 16,8 mil exames. Com a inclusão de mais um dia, as unidades oferecerão por mês cerca de 4,8 mil consultas médicas, 496 consultas não médicas e 232 cirurgias.

O período de funcionamento dos AMEs aos sábados será de oito horas e o horário de abertura vai variar de acordo com cada unidade, às 7h ou às 8h. A grade de serviços também dependerá de cada ambulatório e poderá incluir tanto consultas médicas quanto não médicas, assim como exames diagnósticos e pequenas cirurgias.

A definição dos tipos de serviços e especialidades de consultas médicas e não médicas que serão oferecidas por cada unidade foi estabelecida de acordo com levantamentos realizados para a Secretaria de Estado da Saúde em relação às principais demandas reprimidas de cada região.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez no diagnóstico e no tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Atualmente, o Estado conta com 50 AMEs.

O objetivo é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados. Com isso, atende-se à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705