Alckmin anuncia ampliação do horário de funcionamento da Linha 15-Prata do Metrô

Durante visita às obras da estação Jardim Planalto, o governador anunciou que o novo horário de funcionamento permitirá que os ciclistas transportem suas bicicletas também nos dias úteis da semana, entre 20h30 e meia-noite

ter, 25/10/2016 - 12h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 25, durante visita às obras da estação Planalto da Linha 15-Prata do Metrô, que a partir de amanhã, 26, o trecho em operação entre as estações Vila Prudente e Oratório terá seu horário de funcionamento ampliado, passando a operar das 4h40 à meia-noite. Atualmente, esta linha funciona das 6h às 20h e desde o início de sua operação – em agosto de 2014 – já transportou mais de 3,9 milhões de pessoas.

A ampliação do horário de funcionamento permitirá que os ciclistas transportem suas bicicletas também nos dias úteis da semana, entre 20h30 e meia-noite. Os dois bicicletários desta linha, um em cada estação, funcionarão no mesmo horário da operação comercial.

Alckmin vistoriou as obras da futura estação Jardim Planalto da Linha 15, que é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo. Com 80% de conclusão, a obra civil bruta do Jardim Planalto está concentrada no corpo da estação, que inclui os pilares, mezaninos e plataformas, além de seus dois acessos.

“É uma obra muito importante para São Paulo. Com um transporte de alta capacidade e qualidade como a Linha 15, vamos ter um grande desenvolvimento, atraindo empresas e melhorando a qualidade de vida. E, com a Prefeitura, uma grande requalificação urbana aqui na Anhaia Melo. Além de dizer que, a partir de amanhã, funciona a partir das 4h40 da madrugada”, disse o governador.

A obra abrange a construção de mais 7.700 metros quadrados de área, incluindo um prédio com salas técnicas anexo à estação. A estação ficará a cerca de 10 metros de altura, sobre o canteiro central da Avenida Sapopemba. O projeto arquitetônico concebeu uma estrutura leve, que se integra à paisagem da região e usa uma grande quantidade de vidros para melhorar a iluminação natural. Terá nove escadas rolantes e três fixas, três elevadores, portas de plataforma automáticas, duas bilheterias blindadas e dois bicicletários, um em cada acesso. Os trens da Linha 15 são operados de modo totalmente automático, trafegam a uma altura de 15 metros e possuem sete carros com capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

As obras da Linha 15-Prata contam, atualmente, com duas mil pessoas trabalhando na construção simultânea de oito diferentes estações, sendo que todos os pilares e vigas já foram implantados até a região de São Mateus. Esses trabalhos fazem parte da construção do trecho prioritário da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus, com 10 estações e 15,3 km. Quando pronto, este trecho atenderá a 400 mil pessoas por dia, utilizando 27 trens.

O primeiro trecho, com duas estações e 2,3 km entre Vila Prudente e Oratório, já foi concluído e opera desde 2014, permitindo a integração gratuita com a Linha 2-Verde e proporcionando o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, por uma única tarifa. Já o segundo trecho inclui outros 13 quilômetros de vias elevadas e oito estações com previsão de entrega no primeiro semestre de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

Metrô – Assessoria de Imprensa
(11) 3291-9814