Alckmin anuncia ampliação do bônus na conta de água para 31 municípios

Medida vale a partir desta terça-feira, 1º de abril

seg, 31/03/2014 - 12h43 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 31 de março, a ampliação para 31 municípios da Região Metropolitana de São Paulo do bônus de 30% no valor da conta de água para consumidores que reduzirem o consumo em 20%. A medida entra em vigor a partir desta terça-feira, 1º de abril.

A Sabesp havia estabelecido o bônus no início de fevereiro apenas para os consumidores atendidos pelo Sistema Cantareira. “Em razão da maior estiagem dos últimos 84 anos, estamos estendendo o bônus a todos os municípios operados pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo. Economizou 20%, ganha um bônus de mais 30%”, afirmou Alckmin. Com a diminuição do preço em razão do uso menor da água mais o bônus de 30%, a economia do consumidor pode chegar a 48%.

Cerca de 17 milhões de pessoas serão beneficiadas com esta ampliação. “Nossa preocupação central é assegurar o abastecimento de água para todos os nossos clientes aqui na Região Metropolitana”, assegurou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena. A meta é chegar a 6 m³ por segundo de economia, o que equivale a mais de 518 milhões de litros de água por dia.

Durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença da diretora-presidente da Sabesp Dilma Pena, o governador argumentou que ao estabelecer o bônus foi possível reduzir o consumo em 4,1 metros cúbicos de água por segundo. Segundo os dados apresentados, 37% dos consumidores obtiveram bônus; 39% economizaram, mas não atingiram 20%. Com isso 76% dos consumidores conseguiram reduzir o consumo de água. Ainda segundo o governador, 24% dos consumidores aumentaram o consumo de água.

Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André e São Caetano não são operados pela Sabesp, e caberá às prefeituras e aos serviços autônomos a decisão de trabalhar com bonificação ou algum outro estímulo para o uso racional da água.

Municípios que terão o bônus

São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Sabesp
(11) 3388-8216 / 8313