Alckmin anuncia ampliação da rede de atendimento do programa Mulheres de Peito

Mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer mamografia sem pedido médico em mais de 300 locais

qua, 05/02/2014 - 12h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a ampliação da rede de atendimento do programa Mulheres de Peito. Mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas conveniadas estarão à disposição para ofertar a mamografia a mulheres entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. A previsão é que 12 mil mamografias a mais, por mês, sejam ofertadas na rede.

“Essa é uma iniciativa pioneira do Estado de São Paulo, que vai possibilitar a detecção precoce e o tratamento adequado do principal tipo de câncer entre as mulheres, que é o câncer de mama”, afirmou o governador. A medida começa a valer na segunda quinzena de fevereiro e tem como objetivo ampliar o acesso aos exames na rede pública.

Neste ano, serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. As aniversariantes de janeiro e fevereiro de 2014 poderão ligar, a partir da segunda quinzena deste mês, para um callcenter da Secretaria da Saúde que fará o agendamento da mamografia em uma das unidades do programa. No próximo mês, será a vez das mulheres que aniversariam em março agendarem o exame.

Já as mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. Mas as mulheres nascidas em ano ímpar que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também em 2014, pelo programa Mulheres de Peito.

A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame.

Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

Secretaria da Saúde
(11) 3066-8650 / 8705