Alckmin anuncia acordo da SSP com o IDV para reforçar combate ao roubo e furto de celular

Parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) permitirá a realização de estudos conjuntos entre os órgãos

sex, 04/11/2016 - 18h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde desta sexta-feira, 4, parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) com o objetivo de reforçar o combate ao roubo e furto de celular. A medida permitirá a celebração de futuro acordo de cooperação entre as partes.

O protocolo foi assinado pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e pela presidente do IDV, Luíza Helena Trajano, em evento no Palácio dos Bandeirantes.

“Primeiro gostaria de saudar o IDV, campeão dos empregos no setor privado. Nossa parceria vai fazer com que os empresários comuniquem a Segurança quanto ao Imei dos aparelhos celulares, e a policia imediatamente já pede o cancelamento do Imei no caso de eles serem roubados”, explica Alckmin. “Isso não vai acabar, mas vai desestimular e resolver grande parte do roubo e furto de celular. Vamos dar uma ampla divulgação a esse trabalho, para desestimular esse tipo de ação”, disse o governador.

A parceria permitirá a realização de estudos conjuntos entre os órgãos para que os membros associados ao IDV sejam conscientizados a indicar, no momento do registro de boletins de ocorrência, o número do IMEI (International Mobile Equipment Identify) de celulares roubados ou furtados.

A inserção do IMEI – número de identificação dos aparelhos celulares – nos BOs está prevista na Resolução SSP 3/2015. A medida permite que, no momento dos registros das ocorrências, os delegados coletem autorização das vítimas para que a Polícia Civil solicite o bloqueio do IMEI diretamente às operadores.

O protocolo de intenções terá vigor de 12 meses, prazo em que os estudos serão realizados para a celebração do futuro acordo.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685 / 6963