Alckmin anuncia 75 novas escolas de tempo integral

Unidades com jornada expandida chegam a 130 mil alunos e representam ampliação de 64% no atendimento

ter, 20/01/2015 - 12h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta terça-feira, 20, a expansão do ensino integral em todo o Estado. O ano letivo da rede estadual começa no dia 2 de fevereiro com 75 escolas que estreiam no Novo Modelo de Tempo Integral. A modalidade de ensino é inovadora por oferecer aos professores gratificação de 75% sobre o salário-base, por conta da dedicação exclusiva. Em 2015, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também vai implantar esta metodologia para o Ciclo 1 (1º ao 5º ano), fazendo com que o programa que oferece disciplinas eletivas e formação de lideranças chegue a crianças de 7 a 11 anos.

“Estamos dando um grande passo. Serão mais 75 escolas na capital, na Região Metropolitana e no interior com o novo modelo de tempo integral. Os alunos entram às 7h30, saem às 16h30, têm três refeições. E o professor também é em tempo integral. E com isso ele tem 75% a mais de gratificação. Então é bom para o professor, para o aluno e para a educação”, disse o governador.

A expansão das instituições faz parte da política do Governo de São Paulo de ampliar a permanência dos jovens nas escolas. No Estado todo serão 493 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que vão atender 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil foram beneficiados.

Para as crianças, serão 17 escolas que, pela primeira vez, vão conduzir a alfabetização com a oferta de atividades pedagógicas artísticas e lúdicas, além da apresentação aos conceitos do protagonismo juvenil e gratificação dos servidores. Outras 58 unidades vão atender alunos do Ensino Fundamental e Médio com o foco nas disciplinas obrigatórias e atividades complementares como orientação vocacional, desenvolvimento do projeto de vida, iniciação científica, música, teatro.

Mais tempo na escola

Além das escolas com o novo modelo, são 67 mil matriculados nos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aulas de até sete idiomas diferentes (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim). Outros 85 mil jovens da rede estadual paulista têm a chance de conciliar, no contraturno, as aulas regulares com o ensino técnico e profissionalizante, a partir do programa Vence, e obter uma formação de Ensino Médio dupla.

Mais informações:
Secretaria da Educação
(11) 3218-2061 / 2020
www.educacao.sp.gov.br