Alckmin afirma a ministro libanês que potencial de aproximação com o país é imenso

Encontro entre o governador e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Líbano, Gebran Bassil, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes durante celebração do Potencial da Diáspora Libanesa (LDE)

dom, 27/11/2016 - 21h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu neste domingo, 27, o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Emigrantes do Líbano, Gebran Bassil. As relações comerciais, investimentos, questões sociais, culturais e turismo fizeram parte do encontro, que aconteceu no gabinete do governador no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Tenho certeza que esse encontro vai fortalecer ainda mais os nossos laços, que têm 140 anos, quando Dom Pedro II, no século dezenove, foi ao Líbano e ficou fascinado, não apenas pela beleza natural, pela história, mas especialmente encantado com o povo libanês, quando fez o convite para que viessem ao Brasil”, contou Alckmin. “Os libaneses vieram, viram e venceram”, comentou o governador, que vê com otimismo as relações entre os países. “As possibilidades para fortalecer o comércio, turismo, cultura e parcerias são imensas”, afirmou.

O chanceler José Serra, presente no encontro, incentivou o estreitamento comercial entre o Líbano e o estado paulista. “Nesse mundo de incertezas que o planeta atravessa, a nossa aproximação é ainda mais necessária”, afirmou.

O embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Geraldo Kadri, anunciou que uma emissora de televisão brasileira está atualmente em território libanês para a produção de dois documentários sobre a região. O primeiro de caráter religioso e o outro, cultural. Kadri afirmou que essas reportagens trarão certamente mais interesse do brasileiro pelo país.

“Estamos trabalhando muito para que o relacionamento seja melhorado e suas sugestões são muito bem-vindas”, disse Bassil, que manifestou forte interesse no incremento do turismo entre as regiões. “Queremos que as pessoas sintam vontade de visitar o Líbano”, disse. De acordo com o ministro libanês, foram iniciadas algumas discussões com companhias aéreas para viabilizar um voo direto do Brasil para o Líbano.

Participaram da reunião com o governador o ministro das Relações Exteriores, José Serra, o embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Kadri, a embaixadora chefe do Itamaraty em São Paulo, Débora Barenboim-Salej, os secretários estaduais da Saúde e da Cultura, David Uip e José Roberto Sadek, respectivamente, o deputado estadual Pedro Tobias e a chefe da AEAI, Ana Paula Fava. Pela delegação libanesa, além de Bassil e o ministro da Cultura, Joseph Sayah, embaixador do Líbano em Brasília, Haytham Jomaa, diretor-geral de Emigrados do Ministro Bassil, Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Ziad Itani, cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, e os assessores Rami Adwan e Pascal Dahrouj.

Gebran Bassil

Formado em engenharia, Bassil foi ministro das Telecomunicações durante um ano e, de 2009 a 2013, ocupou o Ministério da Energia e Água do governo libanês. Assumiu a pasta atual em fevereiro de 2014, ano em que esteve no Brasil para a Copa do Mundo e reuniu-se pela primeira vez com Alckmin.

Gebran Bassil voltou a São Paulo para o seminário Potencial da Diáspora Libanesa (LDE, sigla em inglês). A abertura do LDE aconteceu neste domingo, 27, às 16h, e reuniu cerca de mil descendentes libaneses no Palácio dos Bandeirantes.

Potencial da Diáspora Libanesa

A comunidade libanesa da América Latina se reúne em novembro, em São Paulo, numa conferência que homenageará seus ilustres descendentes, mostrará a imagem de um Líbano moderno, que preserva seus valores milenares enquanto amplia seus relacionamentos, como um país de empresários, investidores e, sobretudo, de um capital humano que identifica suas raízes e sua expansão pelos cantos do planeta.

O evento ocorre em 27 e 28 de novembro e tem como anfitrião o governador Geraldo Alckmin, o apoio do Ministério do Exterior do Líbano e o Itamaraty.

O Potencial da Diáspora Libanesa (LDE) é um evento que ocorre há três anos em Beirute, mas este ano o governo decidiu ampliar a abrangência e realizar duas comemorações: uma nos Estados Unidos, que ocorreu em Nova York em setembro, e a brasileira. São Paulo foi escolhida por ser a cidade com a maior comunidade de origem libanesa do mundo e referência para a América Latina.

O seminário tem por objetivo consolidar a conexão entre os residentes libaneses e seus emigrantes no mundo inteiro, através de vínculos econômicos, sociais e culturais.

Destaca-se a realização de investimentos libaneses em projetos locais no Brasil, benefícios internacionais no relacionamento com o sistema bancário, um comércio exterior ativo e o estímulo à importação e à exportação de produtos alimentícios, assim como o turismo.

Com a importância da comunidade libanesa no Brasil, o Líbano quer reproduzir com maior frequência os encontros, transformando-os em fóruns permanentes de diálogos e de negócios.

Comunicação Internacional
(11) 2193-8582
aeai@sp.gov.br