Alckmin acompanha plantio do Programa Nascentes em Presidente Venceslau

Programa atingiu, recentemente, a marca de 1,4 milhão de mudas plantadas

qui, 09/06/2016 - 15h39 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 9, de mais um plantio do Programa Nascentes, que tem o objetivo de aliar a conservação da biodiversidade à qualidade da água, por meio da restauração das matas ciliares. O plantio foi realizado no Parque Estadual do Rio do Peixe, em Presidente Venceslau, compreendendo uma área de 245 hectares. É a primeira etapa de um Projeto Piloto de Restauração Ecológica em grande escala dentro de uma unidade de conservação, com a utilização de diferentes técnicas e ações para os próximos três anos.

“Nessa área serão plantadas 186 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica”, explicou Alckmin, lembrando que as mudas estão sendo produzidas em 21 penitenciárias. “A cada três dias de trabalho, o preso consegue reduzir um dia de sua pena. Então, é bom para o preso e bom para o meio ambiente”, finalizou.

O custo do projeto é de R$ 3,1 milhões, decorrente de recursos da Câmara de Compensação Ambiental. A compensação ambiental ocorre em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de grande impacto, quando o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de uma Unidade de Conservação.

Mil hectares restaurados

Com a implantação desse projeto, o Programa Nascentes atinge a marca de mais de 1.000 hectares restaurados. Atualmente, são quase 840 hectares restaurados, o que equivale a 1,4 milhão de mudas plantadas. O Programa tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados.

A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar a conservação da biodiversidade à qualidade da água. Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

As matas ciliares, dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, são importantes, pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios. Entre eles, a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

Saiba mais sobre o Programa Nascentes

Secretaria do Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação
(11) 3133 3369
sma.imprensa@gmail.com