Alckmin acompanha implantação das últimas vigas do monotrilho da linha15-Prata

Com as duas últimas vigas-guia de concreto no lugar, obra do monotrilho conclui etapa importante do processo de implantação. Cada peça pesa 70 toneladas.

sex, 21/07/2017 - 19h24 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 21 de julho, o Metrô conclui o lançamento das vigas-guia, espécie de trilhos de concreto, da linha 15-Prata. Com isso, toda a via do monotrilho estará implantada avançando mais uma etapa para o funcionamento da linha, de Vila Prudente até São Mateus, na zona leste da capital. O governador Geraldo Alckmin acompanhou a operação pela manhã.

“Com todas as vigas implantadas, temos agora 1.706 funcionários trabalhando nas oito estações que devemos entregar em março do ano que vem. Hoje o trecho Vila Prudente-Oratório já atende 17 mil passageiros por dia e esse número pode chegar a 300 mil quando todas estas estações estiverem operando”, afirmou Alckmin.

As duas últimas vigas estão sendo instaladas na chegada à futura estação São Mateus, sobre a avenida Sapopemba. Elas vão compor o chamado “track switch” que atua movimentando as vigas, permitindo que o trem mude de uma via para outra.

Ao todo, o trecho Vila Prudente-São Mateus tem 868 vigas-guia ao longo de 13 quilômetros, além de outras 256 que compõem o pátio Oratório, totalizando 1.124 unidades. Cada viga tem, em média, 30 metros de comprimento, 70 centímetros de largura e pesa 70 toneladas.

Agora, os trabalhos estão concentrados na construção simultânea de oito estações. Essas obras são do trecho prioritário da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus, com dez estações, um pátio de manutenção e 13 quilômetros de extensão. O trecho atenderá mais de 300 mil pessoas por dia, utilizando 27 trens.

O primeiro trecho, com duas estações e 2,3 km entre Vila Prudente e Oratório, já foi concluído e opera desde 2014, permitindo a integração gratuita com a linha 2-Verde e proporcionando o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, por uma única tarifa. Já o segundo trecho inclui outros 10,7 km de vias elevadas e oito estações com previsão de entrega no primeiro semestre de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

Fotos do evento estão disponíveis no link:  http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/multimidia/fotos/implantacao-de-ultimas-vigas-do-monotrilho-na-zona-leste-e-iniciada/