Alckmin acompanha força-tarefa para ajudar famílias em Itaoca

Aproximadamente 100 moradias foram afetadas pelas fortes chuvas dos dias 12 e 13 de janeiro

ter, 14/01/2014 - 17h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin passou a manhã desta terça-feira, 14, em Itaoca, no Vale do Ribeira, para acompanhar o trabalho de ajuda à cidade atingida por inundações e deslizamentos. “A primeira tarefa é sempre salvar vidas. É ajudar as famílias. O Corpo de Bombeiros está aqui empenhado, com equipes de várias regiões”, afirmou o governador. Além dos Bombeiros, a cidade conta com o apoio de equipes da Defesa Civil Estadual, do Instituto Geológico e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau).

Foi acionada uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros para suplementar as ações que já estão sendo realizadas. A equipe está composta por 15 bombeiros, quatro cães farejadores e cinco viaturas. A Polícia Militar disponibilizou uma aeronave para auxiliar no reconhecimento e acesso a bairros isolados na cidade.

Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município, para as famílias que tiveram as moradias atingidas. Aproximadamente 100 casas foram afetadas. O governador disse, ainda, que o Estado vai reconstruir a ponte que dá acesso à cidade, destruída durante a inundação. “Houve uma chuva de 200 mm, localizada. Não foi nem na cidade, foi na serra. Então, o deslizamento da serra moveu árvores, que vieram com as águas. Quando chegou à cidade, a ponte foi quase um dique, que causou todo este problema”, disse. “A ponte era antiga, com muitas pilastras, o que formou um dique, e o rio saiu do leito, formando outro rio do lado, que levou as casas. Então, a ponte terá que ser refeita, e nós vamos refazê-la com concreto armado, mais alta e com arco, sem nenhum pilar.”

Até o momento, foram localizados 10 corpos e ainda há registro de pessoas desaparecidas. Os dados preliminares da Defesa Civil informam que aproximadamente 332 pessoas (83 famílias) estão desalojadas e nove pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães. As famílias desabrigadas receberão auxílio-aluguel emergencial de R$ 300 por mês, durante três meses.

A Secretaria da Saúde enviará mais uma equipe com médico e enfermeiro, vacinas e remédios para atender à população afetada.

A Defesa Civil já liberou materiais de ajuda humanitária, com produtos de higiene, limpeza e colchões, e está enviando mais material da cidade de Registro para o depósito de Apiaí, para, em caso de necessidade, utilizar em Itaoca. Ao todo, foram disponibilizados cerca de 300 cestas básicas, 1.000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza.

Apiaí e Ribeira, cidades vizinhas de Itaoca, o DER e a Codasp disponibilizaram maquinários (caminhões e retroescavadeira) para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. A Sabesp fornece água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

“Vamos recuperar esta que é uma bela cidade, encravada na Mata Atlântica, na região do Alto Ribeira. Tem um povo muito solícito, ajudou muito quem precisava. Isto é só o início, uma parte emergencial desta parceria permanente”, completou o governador.

Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8520