Alckmin acompanha chegada do Tatuzão à estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás do Metrô

Shield é uma das três máquinas empregadas na construção do prolongamento da linha; ao mesmo tempo em que perfura o solo, também instala o revestimento estrutural do túnel

seg, 30/03/2015 - 13h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta segunda-feira, 30, a chegada da tuneladora Shield, também conhecida como Tatuzão, na futura estação AACD-Servidor, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Desde o início da operação desse equipamento, que partiu do Poço Bandeirantes em setembro de 2013, mais de 2.400 metros de túneis já foram construídos. Durante a solenidade, a roda de corte da máquina, com 10,5 metros de diâmetro, rompeu a parede de concreto, a última barreira que separa o túnel do corpo da estação.

“Um dia histórico para a mobilidade urbana de São Paulo, com a chegada do Shield à futura estação AACD-Servidor. Ele caminha 15 metros por dia e chegou a atingir 25 metros num dia de perfuração”, explicou Alckmin. “Temos outros dois Shields menores na Linha 5, que terá 10 estações e mais de 10 quilômetros de metrô, chegando até Chácara Klabin”, informou o governador ao lembrar que essa é a chamada Linha da Saúde, pois atende o Hospital do Servidor, a AACD, o Hospital São Paulo e o Hospital Edmundo Vasconcelos, além de clínicas e outros hospitais.

Antes de chegar à AACD-Servidor, o Shield partiu, em 30 de janeiro, do canteiro de obras no Parque das Bicicletas, em Moema, local do futuro estacionamento intermediário de trens da linha 5, e percorreu 555 metros, instalando 370 anéis de concreto. Após a chegada à estação AACD-Servidor, a máquina passará por um período necessário de manutenção. Em seguida, será arrastada sobre a laje de fundo para ser posicionada no extremo oposto da estação e iniciar a próxima etapa de escavação, com destino à estação Hospital São Paulo.

Esse Shield é uma das três máquinas empregadas na construção do prolongamento da Linha 5-Lilás. Ao mesmo tempo em que perfura o solo, ela também instala o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. Ao todo, o Tatuzão percorrerá uma distância de 5,7 km, construindo 4,8 km de túneis entre os poços Bandeirantes (entre as estações Campo Belo e Eucaliptos) e Dionísio da Costa (após a estação Chácara Klabin), instalando 3.241 anéis. Nesse trecho ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Em todo o percurso escavado até o momento, 1.613 anéis já foram instalados.

Os outros dois Tatuzões têm roda de corte menor (6,3 metros de diâmetro) e constroem, simultaneamente, túneis para a linha 5 entre as estações Adolfo Pinheiro (já funcionando) e Campo Belo. Cada uma das máquinas constrói túneis paralelos que servirão como vias únicas para cada sentido da linha. Atualmente, ambas estão sob o eixo da Av. Santo Amaro, próximo a Av. Roque Petroni Júnior. Até o momento, foram escavados 2,3 km e instalados 1.527 anéis pela tuneladora que faz a via 2, enquanto que, na via 1, foram escavados 2 km e instalados 1.364 anéis. É a primeira vez na história do Metrô em que três tuneladoras trabalham simultaneamente em uma mesma linha.

Prolongamento da Linha 5-Lilás gera 5.500 empregos

Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,9 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Este empreendimento gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha quando a operação for plena.

Características da estação AACD-Servidor

A estação AACD-Servidor será uma das mais importantes do ramal, proporcionando acesso à AACD e ao Hospital do Servidor Público. Estima-se que 22 mil pessoas devam entrar nesta estação todos os dias. A estação ficará na Rua Pedro de Toledo, entre as avenidas Ibirapuera e Professor Ascendino Reis, terá 25 metros de profundidade, 24.343 metros quadrados e será composta por dois acessos, duas plataformas laterais, 12 escadas rolantes, seis elevadores, além de um estacionamento com dois pavimentos.

Seu método construtivo é por VCA (Vala a Céu Aberto) e, atualmente, está em execução a construção das estruturas internas da estação e do acesso secundário, com o revestimento definitivo das paredes da vala principal e da vala do acesso secundário.

A tuneladora

A máquina que chega à futura estação AACD-Servidor é do tipo Shield EPBS (escavadeira de terra de pressão balanceada), fabricada na Alemanha, pela Herrenknecht AG. Tem 75 metros de comprimento, pesa 1,5 mil toneladas e conta com vários compartimentos ao longo da sua extensão: câmara de compressão; motores hidráulicos; parafuso sem fim (que faz a retirada do material escavado); esteira para o transporte do solo; eretor (equipamento que faz a montagem dos anéis de concreto) e o backup. O backup contém: cabine de comando, painéis de controle, transformador de energia, tanque hidráulico, sanitários, refeitório, além de trailers para o movimento de materiais.

Para a operação do Shield, são necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno, além de 30 operários de apoio. Com a produção diária (24 horas), o equipamento gera 154 metros cúbicos de terra por hora. A remoção desse material é feita pelo poço Bandeirantes e exige um caminhão basculante a cada 4 minutos.

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