Agricultura lança programa de controle e prevenção da mosca-dos-estábulos

O objetivo é combater o inseto que se alimenta do sangue de animais e tem provocado danos à população e à atividade pecuária paulista

seg, 10/07/2017 - 18h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou na última terça-feira, 4, o programa de controle e prevenção de surtos da mosca-dos-estábulos. O objetivo é combater o inseto que se alimenta do sangue de animais e tem provocado danos à população e à atividade pecuária paulista.

O programa, que mobilizará as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Defesa Agropecuária (CDA) da Pasta, foi estabelecido devido ao aumento de surtos no Estado, principalmente em áreas próximas às usinas, devido ao acúmulo de matéria orgânica vegetal, como a vinhaça e a palha da cana-de-açúcar, combinado ao manejo inadequado de restos de alimentos e dejetos de animais nas propriedades.

O secretário Arnaldo Jardim destacou a indispensável ação integrada entre a extensão rural e a defesa agropecuária proposta pelo programa. “Os técnicos da Secretaria poderão orientar tanto os produtores rurais como as usinas a estabelecer melhores práticas fitossanitárias, mitigando este problema que tem afetado os rebanhos paulistas e prejudicado a pecuária de corte e leite”, pontuou o titular da pasta, lembrando que o programa está alinhado às diretrizes do governador Geraldo Alckmin de promover uma agricultura ambientalmente sustentável”, afirmou.

A Resolução SAA n°38, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dá sequência às ações realizadas por um Grupo de Trabalho da Secretaria, como estudos para detectar as causas da praga, a realização de treinamentos técnicos para melhorar o manejo dos resíduos orgânicos e a autorização da queima profilática da palha da cana-de-açúcar.

De acordo com o dirigente da Assessoria Técnica da pasta, José Luiz Fontes, o produtor que detectar a incidência de surto da mosca em sua propriedade deverá comunicar imediatamente os técnicos da Casa da Agricultura de seu município. “O profissional da Secretaria analisará as possíveis causas do surto de moscas, inclusive o entorno da propriedade. Ele também será responsável por informar a situação à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a prefeitura local, bem como as usinas, confinamentos e granjas”, explicou.

Uma nova análise será realizada quatro dias após a emissão do relatório de atendimento para verificar o resultado das providências. O não cumprimento das determinações, no prazo de 30 dias, acarretará em auto de infração por descumprimento de determinações de ordem sanitária.

De acordo com o médico veterinário Sidney Ezidio Martins, que é diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de General Salgado e integra o grupo técnico que acompanha o tema, a nova resolução contribuirá na tomada de medidas estratégicas de controle e prevenção para minimizar os prejuízos causados principalmente ao rebanho bovino. “As medidas poderão ser acompanhadas e monitoradas com maior agilidade pelas unidades da Secretaria presentes em todo interior paulista, na adoção de procedimentos e medidas profiláticas adequadas para atender à demanda emergente dos pecuaristas”, afirmou Martins.

Recomendações

Os responsáveis pelas propriedades que contribuem para a proliferação da mosca receberão orientações do técnico da Secretaria sobre as medidas sanitárias. Para eliminar as larvas em propriedades que utilizam a torta de filtro, por exemplo, o produtor deverá revolver o material no mínimo duas vezes por semana para obter um mistura homogênea, delimitar em 1,5 m a altura das leiras, regular o equipamento para revolver a torta de filtro desde o nível do solo.

Já os produtores que utilizam a cama de frango ou outros tipos de adubo orgânico deverão cuidar para que não haja acúmulo de material orgânico ou umidade, revolver o material pelo menos duas vezes ou utilizar lona vedada, aplicar larvicidas adequados para uso em áreas de pecuária e limitar a alturas das leiras.

Os estabelecimentos que geram e utilizam a vinhaça, como no caso das usinas, também serão orientados a tomar as seguintes práticas para evitar a proliferação: suspender a aplicação de vinhaça em locais encharcados por chuvas ou prévias aplicações do material, eliminar as poças no período máximo de 48 horas, por meio de escarificação do solo ou outro método e aplicar cal ou calcário nos locais onde ocorreram os empoçamentos.

As propriedades situadas em áreas com possibilidade de incidência da mosca dos estábulos também deverão seguir as orientações determinadas na resolução.

Os estabelecimentos deverão evitar aplicação da vinhaça em locais encharcados por chuva ou que já receberam a aplicação antes, reduzir ou fracionar a aplicação apara evitar o excesso de umidade e realizar a escarificação e subsolagem da palha antes da aplicação da vinhaça, para obter rápida absorção pelo solo. Há ainda uma série de medidas de limpeza, manutenção e monitoramento dos sistemas de distribuição da vinhaça, discriminadas no Anexo I da resolução.

Para prevenir surtos relacionados ao uso de torta de filtro, cama de frango ou outros adubos orgânicos, é recomendado revolver constantemente os locais de acúmulo dos materiais orgânicos em compostagem, eliminar de cama de frango no raio de 15 quilômetros, de áreas com aplicação de vinhaça e utilizar adubos orgânicos curtidos.

Prevenção

Para evitar novos focos do inseto, a Secretaria orienta os produtores de todas as áreas com atividade pecuária para que tomem algumas precauções. São elas:

  • Eliminar o acúmulo de matéria orgânica, principalmente esterco e camas de animais
  • Manejar adequadamente o sistema de “compost barn” e similares
  • Limpeza sistemática de dejetos animais e resíduos alimentares
  • Evitar o acúmulo de umidade próximo a locais de armazenamento de resíduos e dejetos
  • Realizar a drenagem do terreno
  • Eliminar o vazamento nos bebedouros e reservatórios de água utilizar armadilhas e outros métodos para controle
  • Manter as áreas sempre limpas, evitando o acúmulo de fezes e urina nos estábulos

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento