Agricultura firma parceria com Centro Paula Souza para fortalecer produção agroecológica

O objetivo é avançar nas pesquisas aplicadas nas áreas estratégicas e capacitar professores e estudantes das Etecs e Fatecs

qua, 11/05/2016 - 20h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), e o Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que administra as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – estabeleceram os termos de uma parceria na área de inovação tecnológica, visando integrar esforços para fortalecer o sistema de produção agroecológica.

Adriana Renata Verdi, coordenadora substituta da Apta, Michel Reche Beraldo, coordenador da Codeagro, Sebastião Wilson Tivelli, diretor da Unidade de Pesquisa em Agricultura Ecológica da Apta, Oswaldo Massambani, coordenador da Agência de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza, Luciana Aparecida Ferrarezi, diretora da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga e Raquel Fabbri Ramos, coordenadora de Projetos das Unidades de Ensino Médio e Técnico (Cetec), reuniram-se na sexta-feira, 6 de maio, na sede da pasta, para elaborar a proposta.

A parceria com o Centro Paula Souza não é uma ação isolada, faz parte da estratégia adotada pela Secretaria de Agricultura, por orientação de Arnaldo Jardim, titular da pasta, no sentido de congregar esforços para levar o resultado das pesquisas científicas ao agricultor, especialmente o pequeno, e garantir alimentos de qualidade à população. Nesse sentido, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) estabeleceram uma parceria na área de segurança alimentar e nutricional, visando integrar esforços para fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em território paulista e construir o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

“O saber encastelado nos muros das instituições é vazio. O conhecimento tem que ser mobilizado para construir emprego e renda. Para promover o emprego temos que qualificar as pessoas e a renda aumenta quando intensificamos o poder de negócio, estimulando o comércio, tanto em nível local quanto regional e até mesmo global. Para tudo isso, é preciso qualidade e qualidade vem com o conhecimento”, afirma Arnaldo Jardim.

De acordo com Sebastião Tivelli, a ideia de construir um programa de inovação visando a integração dos trabalhos da Apta e Codeagro e o Centro Paula Souza vem de encontro ao que a sociedade vem pedindo, por meio da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, que é levar para o ensino técnico e tecnológico a informação e a capacitação para trabalhar com os produtos orgânicos. “Essa reunião nos traz uma perspectiva de atender a uma determinação do governador Geraldo Alckmin, expressa no PPA (Plano Plurianual) do Estado de São Paulo, para os próximos quatro anos e também a um compromisso da Apta que é capacitar os agricultores para trabalhar com sistemas de produção agroecológicos”, ressaltou o pesquisador.

Esse tipo de arranjo institucional é da maior relevância para o país e também modular do ponto de vista do que se faz internacionalmente, destacou Oswaldo Massambani. “O mundo converge para essas estruturas colaborativas entre as instituições. Nós tivemos o privilégio de criar um programa integrado entre o Centro Paula Souza, por meio das Etecs e Fatecs e a Apta e Codeagro, que, através de seus institutos, congregam competências muito relevantes em pesquisa aplicada e tecnologia e têm os mesmos interesses nossos de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo, no setor agrícola e pecuário”, conclui.

Ficou decidido que o grupo de trabalho vai propor a construção de um programa estruturado em três frentes: avançar nas pesquisas aplicadas nas áreas consideradas estratégicas; capacitar professores e estudantes das Etecs e Fatecs e elaborar um projeto estruturante que amplie a competitividade da indústria e estimule a agricultura familiar, ajudando os municípios a cuidar da qualidade dos alimentos.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento