Agricultura debate ações para o fomento da cultura do bambu

Foco é no desenvolvimento do pequeno produtor paulista; próximo encontro do Grupo Técnico de Cooperação está previsto para o dia 3 de junho

ter, 17/05/2016 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou a primeira reunião do Grupo Técnico de Cooperação (GTC), com representantes da Pasta e da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu (Aprobambu) para debater ações para aprimorar e desenvolver novas técnicas de manejo e exploração de bambu no Estado, com foco no desenvolvimento do pequeno produtor paulista.

Durante a reunião, o grupo debateu a criação de uma unidade agroambiental industrial, junto a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) da Agência Paulista de Desenvolvimento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o município de Tatuí, como objetivo de criar novos projetos para melhorar as condições de produção agrícola de forma sustentável.

O grupo trabalhará também em parceria com as instituições de ensino e com a cadeia produtiva para desenvolver novas técnicas e pesquisa para o plantio de mudas e de recomposição da reserva legal de plantas exóticas.

O secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim enfatizou os diversos ganhos que as ações conjuntas podem proporcionar à agricultura paulista. “Em termos econômicos, o bambu é um material versátil e que poderá atribuir maior competitividade à nossa indústria, com o desenvolvimento de novos materiais; e em termos ambientais, é uma opção de agricultura limpa e sustentável. E, principalmente, possibilitará que o pequeno produtor agregue maior valor à sua produção, gerando renda e emprego, uma das principais orientações que recebemos do governador Geraldo Alckmin”, afirmou.

De acordo com o coordenador do GTC, e responsável pela Assessoria Técnica da Secretaria, José Luiz Fontes, os objetivos do grupo é fazer um levantamento da situação atual da produção de bambu no Estado de São Paulo, identificar e divulgar as diversas formas de utilização desse produto, incluindo o uso para a recuperação de áreas degradadas e alteradas. “Além disso, queremos explorar o potencial do produto como matéria prima, com a produção de aglomerados, carvão ativado, pisos, revestimentos, caibros e estruturas, resultando em um plano de integração da cadeia produtiva”, disse.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Atibaia, que também integra o grupo, Livio Giosa, destacou que a iniciativa visa prosseguir com os trabalhos firmados pelo Protocolo de Intenções assinado pela Secretaria de Agricultura com a Associação, no dia 15 de dezembro de 2015, com o objetivo de fomentar o cultivo de bambu. “Queremos fazer com que a produção de bambu seja mais eficaz, com mais qualidade, para que possa gerar mais renda ao pequeno produtor e fazer uma agricultura mais sustentável”, disse

O presidente da Aprobambu, Guilherme Korte, o Estado de São Paulo observou o potencial do bambu para o desenvolvimento econômico, tanto para aumentar a renda do pequeno produtor rural, quanto para gerar matéria prima para as indústrias para a fabricação de produtos com valor agregado. “Significa retorno para os produtores e para os empresários da indústria de construção, pois além da vantagem financeira, estarão ajudando o meio ambiente”, ponderou.

O próximo encontro do GTC está previsto para o dia 3 de junho de 2016, na UPD em Tatuí.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento